Vanessa Grazziotin comemora em discurso 91 anos do PCdoB 

Em discurso no Plenário, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou os 91 anos do Partido Comunista do Brasil, festejados nesta segunda-feira (25). A parlamentar traçou um panorama histórico da legenda e se disse honrada em integrar um partido ligado às lutas democráticas e antiautoritárias do país.

“É com sentimento de muita militância, de muita dedicação, que nós estamos, neste dia 25 de março, comemorando os nossos 91 anos. É o partido mais antigo do Brasil, não aquele que esteve em funcionamento pleno, porque grande parte dos 91 anos foi vivida na clandestinidade, mas nem a clandestinidade foi suficiente para barrar o ímpeto de mobilização, de luta, de garra do nosso partido, que é o Partido Comunista do Brasil”, disse.

Vanessa informou que o PCdoB realizará em novembro deste ano seu 13º Congresso, quando os membros e militantes do partido abordarão duas questões principais: análise da crise sistêmica do sistema capitalista e balanço dos dez anos de governo de esquerda no Brasil (2003-2013).

A senadora registrou que o partido foi fundado em 25 de março de 1922, ainda apenas como Partido Comunista (PC), e, desde então, defende bandeiras como crescimento econômico com progresso social, luta pela elevação da renda do trabalhador, redução das desigualdades, concretização da reforma agrária, emancipação da mulher, garantias para a juventude, defesa da cultura nacional, elevação da consciência política do povo brasileiro, defesa do território e das riquezas, fortalecimento das estatais estratégicas e da indústria nacional, entre outras.

“O Partido Comunista do Brasil sempre se norteou pelo avanço civilizacional, pela construção de uma sociedade superior e mais avançada do que a sociedade capitalista. A conquista do socialismo nas condições da realidade do Brasil é o principal objetivo da nossa luta”, disse.

Personalidades

Vanessa Grazziotin lembrou ícones do PCdoB, como seu fundador Astrogildo Pereira, Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella, Diógenes Arruda, Maurício Grabois, Pedro Pomar, João Amazonas, Amarílio Vasconcelos, Júlio Sérgio de Oliveira, Mário Alves. Também recordou o apoio às lutas do partido de figuras como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, Patrícia Galvão (a Pagu), Dalcídio Jurandir, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Carlos Scliar, Gianfrancesco Guarnieri, Francisco Milani, Oduvaldo Vianna Filho e João Saldanha.

“Políticos, artistas, intelectuais, esportistas, pessoas que deram grandes contribuições para que o Partido Comunista do Brasil atravessasse os momentos mais difíceis, mais cruéis, de falta completa e absoluta de democracia, e seguisse na sua luta, para que pudéssemos viver, hoje, dias de liberdade de expressão, que é aquilo de mais caro que podemos querer para todo o nosso povo, e não só o povo brasileiro, mas para povos do mundo inteiro”, afirmou.

A senadora observou ainda que o partido enfrentou o autoritarismo do Estado Novo, participou da Aliança Nacional Libertadora (ANL), apoiou a entrada do Brasil na última Guerra Mundial, lutou contra a ditadura instalada no Brasil em 1964, principalmente com a Guerrilha do Araguaia, empenhou-se nas Diretas Já e na redemocratização.

Em apartes, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Ana Amélia (PP-RS) parabenizaram os integrantes do PCdoB pela data. Cristovam também afirmou que o PCdoB tem uma das maiores histórias do país e militância apaixonada. Ana Amélia elogiou a competência de parlamentares e políticos do PCdoB, como a própria Vanessa Grazziotin, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a deputada Manuela D’ávila e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Fonte: Agência Senado