Presidente sírio examina plano de paz com seu ministério

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, se reuniu nesta quarta-feira com a Comissão Ministerial, chefiada pelo premiê Wael al-Halaki, para examinar a aplicação do Programa Político que procura colocar um fim ao conflito que já perdura por mais de dois anos na nação árabe.

O presidente deu instruções aos membros do organismo para que redobrem os esforços e focalizem sua atenção nos quatro eixos principais para garantir o êxito de seu trabalho nos dias seguintes, segundo informou a emissora de TV estatal.

Em primeiro lugar, ordenou a elaboração de mecanismos que garantam uma relação mais estreita entre a Comissão e suas dependências nas províncias.

Exortou também a continuar as consultas com as distintas forças e representações políticas e sociais da nação, com a finalidade de escutar suas propostas e enriquecer as bases do diálogo nacional projetado.

Como terceiro ponto, o presidente insistiu em determinar os mecanismos estatais para enfrentar tal diálogo e garantir o que for essencial para sua concretização.

Por último, pediu à Comissão para que procure divulgar as experiências positivas demonstradas pelo processo de reconciliação nacional em algumas áreas do país.

Os membros da Comissão Ministerial destacaram a importância de tais encontros e o interesse de proporcionar um ambiente adequado para o lançamento do diálogo nacional integral e o cumprimento do Programa Político, lançado pelo próprio Al-Assad em janeiro passado, de acordo com a fonte.

A Comissão Ministerial, criada em 9 de janeiro, foi uma das primeiras ações do Executivo neste sentido.

A entidade, presidida por al-Halaki, é integrada, além dele, o vice-presidente para Questões Econômicas e os titulares das pastas de Transporte, Informação, Indústria, Justiça, Reconciliação Nacional, assim como os responsáveis do Crescente Vermelho Sírio e da Assembleia do Povo (Parlamento).

Na terça-feira (26) foi encerrada em Damasco a Conferência de Diálogo Nacional, na qual os representantes de um amplo leque de organizações políticas e sociais concordaram que as soluções políticas, sem condições prévias, são as únicas factíveis para colocar um fim à guerra.

O evento, que durou dois dias, foi finalizado com um comunicado que conclama todas as partes a deixar aberta a mesa de negociações e celebrar o quanto antes um evento similar, ao qual possam comparecer os atores políticos que se negaram a assistir o evento.

Fonte: Prensa Latina