Marxismo21 publica dossiê sobre a ditadura militar

Com o título “1964 Nunca mais”, o blog Marxismo21, revista eletrônica dedicada à difusão do pensamento de esquerda no Brasil, aborda em edição especial a ditadura militar brasileira, implantada no Brasil por meio de um golpe militar entre os dias 31 de março e 1º de abril de 1964.  

O alentado dossiê de Marxismo21 divulga um conjunto de materiais (artigos, documentos, trabalhos acadêmicos, vídeos, filmes etc.) que discute a natureza, o significado e as razões do golpe civil-militar de 1964.

Os editores enfatizam que “passados quase 50 anos desse evento, nada há a comemorar”. Marxismo21 anuncia que numa futura edição deverá examinar o período da ditadura militar, ao informar que o presente dossiê busca contribuir para um conhecimento crítico da conjuntura político-social de 1964.
 
Em linha com debates e lutas que ainda hoje são atuais, o Blog lembra que as lutas pelo “direito à justiça” e pelo “direito à verdade” não podem ser relegadas ou subestimadas pelos democratas progressistas e socialistas no Brasil. “Enquanto não for feita justiça às vítimas da violência do Estado e a verdade sobre o golpe e a ditadura militar não for conhecida pelo conjunto da sociedade, a democracia política no Brasil não será sólida e consistente”, sustenta o editorial.

Ao associar-se à iniciativa de Marxismo21, o Portal Vermelho soma-se a este esforço pela verdade e a justiça no País.

É necessário reavivar a memória dos brasileiros e fornecer às novas gerações informações sobre o que foi o regime militar implantado em 1964. De todos os regimes e formas de governo a que as classes dominantes recorreram no período republicano para assegurar o poder político, a ditadura dos generais foi o mais danoso à democracia, aos direitos humanos, aos direitos sociais e à soberania nacional, mesmo quando travestida de “nacionalista” e “desenvolvimentista”.

Foi um regime facínora que causou irreversíveis danos ao país, deixando feridas ainda hoje não cicatrizadas.

Um regime que, tendo aderido à lógica de ferro da guerra fria como aliado do imperialismo estadunidense, desencadeou brutal guerra ao povo brasileiro, durante a qual não se deteve quando se tratou de reprimir a ferro e fogo as forças políticas resistentes, fazendo uso, quando julgou necessário, de métodos fascistas de governo, entre estes uma ignominiosa repressão policial-militar, cujo consagrado método foi a tortura e o assassínio de opositores.

Um regime moldado pelos e para os interesses das classes dominantes retrógradas, cujo pavor e aversão atávicos a mudanças progressistas levaram-no a instituir mecanismos arbitrários para o exercício do poder a fim de assegurar a edificação de um modelo econômico e social que concentrou renda e consolidou o apartheid social.

A um ano de completar-se meio século, o dia em que foi deflagrado o golpe militar no Brasil deve ser compreendido como algo que o povo brasileiro não consentirá que se repita jamais. Exercendo hoje maior protagonismo e adquirindo mais consciência do seu papel, o povo brasileiro extrai as lições do passado para compreender melhor o quanto é necessário lutar no presente e abrir mais caminhos para que o Brasil seja uma nação progressista, apanágio da liberdade, da soberania nacional e da justiça social.

Acesse aqui o dossiê de Marxismo21 marxismo21.org