Farc descartam crise no diálogo de paz com o governo 

Nesta segunda-feira (1º), o integrante da equipe de paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) Ricardo Téllez descartou uma crise nos diálogos com o governo, após afirmar que "nunca como agora houve avanço neste processo".

Ricardo Téllez - Farc - EFE

Em declarações difundidas por emissoras de rádio colombianas, o guerrilheiro disse que os adiamentos na mesa de diálogos – para a terceira semana de abril – são necessários para analisar as propostas que avançam. “Estamos otimistas que podemos progredir mais, se o governo fornecer  as condições”, afirmou.

Leia também: 
Diálogo de paz na Colômbia será retomado em 3 semanas

Téllez anunciou que no próximo 18 de abril os diálogos, que ocorrem em Cuba desde o dia 19 de novembro, serão retomados ainda que "não podemos nos comprometer a apresentar, neste dia, a assinatura do primeiro ponto analisado na agenda, a política de desenvolvimento agrário integral". 

“Temos muito para construir. Todos os dias chegam novas propostas. Peço para a opinião pública que tenha paciência, que se trabalham com dedicação para construir um edifício com todos os cimentos que possam dar garantias para o futuro”, apontou.

O comandante das Farc-EP destacou que o próximo fórum de participação política, que ocorrerá de 28 a 30 de abril em Bogotá, é um sinal de que as coisas vão por um bom caminho. "Estamos dispostos a avançar", destacou.

Por último, pediu para o governo não misturar o processo de paz com a conjuntura eleitoral. "Gostaríamos que o processo estivesse à margem da campanha eleitoral que se aproxima, na qual já estamos imersos. Acreditamos que isso prejudica terrivelmente", concluiu. As eleições presidenciais na Colômbia serão em 2014. 

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz 

Fonte: Prensa Latina