João Ananias defende ações e debates sobre saúde materno-infantil

Para tratar do Fortalecimento da Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças, o deputado João Ananias (PCdoB-CE) sugeriu e conseguiu aprovar a criação de uma Subcomissão Especial na Câmara dos Deputados. A subcomissão terá um prazo de 90 dias para propor ações legislativas para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes.

João Ananias destaca que a subcomissão cumpre papel importante, seja legislando em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) ou fiscalizando com zelo o Executivo para que os resultados ocorram, melhorando a qualidade de vida do povo brasileiro. “Temos de trabalhar para implementar ações voltadas para a redução da mortalidade materna e infantil. Trata-se de uma nobre causa”, afirmou.

Ele lembra que em 2012 foi lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a estratégia mundial para a saúde da mulher e da criança. E que foi realizado em outubro do ano passado, na Guatemala, reunião regional com a participação do Haiti, México, Guatemala, Peru, Bolívia e Brasil, com o objetivo de debater ações voltadas para a redução da morbi-mortalidade infantil e materna, principalmente nesses seis países da América Latina e Caribe.

O deputado, que participou da delegação brasileira no evento, comprometeu-se a atuar junto ao Ministério da Saúde, estados, municípios, entidades e nos parlamentos, buscando reforçar as políticas públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que tratam do tema, até o ano de 2015, como foi pactuado pelo governo brasileiro.

De Brasília
Márcia Xavier