Lançamento do livro de Maria Prestes marca os 91 anos do PCdoB 

O lançamento do livro Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, de Maria Prestes, e apresentações do Quinteto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, marcaram as comemorações dos 91 anos do Partido Comunista do Brasil em Contagem, na última quarta-feira (27). 

A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores de Contagem, por requerimento apresentado pela vereadora Silvinha Dudu (PCdoB). As comemorações tiveram dois importantes momentos: manifestações partidárias e o breve relato de Maria Prestes sobre a infância simples e a trajetória de luta ao lado de Luiz Carlos Prestes.

A secretária municipal de Educação, Ana Prestes, neta de Maria e Luiz Carlos Prestes, deu um depoimento pessoal sobre a avó. “É uma grande responsabilidade levar o nome de Maria Prestes, esta mulher gigante, que mesmo nos dias mais sombrios sempre abriu as janelas, vestiu roupas coloridas e plantou uma flor”, destacou.

Para Maria Prestes as comemorações de 91 anos do Partido trazem à memória uma época histórica. “Hoje é um dia muito especial. Volto a Contagem para lançar o meu livro e contar um pouco sobre a minha vida ao lado de Prestes. Desde criança, já trabalhava para o Partido Comunista, levando informações aos militantes, numa época de ditadura. Tive uma infância humilde e já passei fome. Hoje vemos que a luta não foi em vão. Continuamos trabalhando por um Brasil livre, soberano e solidário”, afirmou.

Em seu discurso, Carlin Moura destacou os desafios do Partido e da contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país. Também lembrou que Contagem é a maior cidade dirigida pelo PCdoB. “Seguindo um ideal, estamos promovendo um governo participativo, de alianças políticas, com foco no desenvolvimento econômico e social dessa cidade”, destacou.

Ressaltou ainda a liderança de Maria Prestes, que ao lado de Luiz Carlos Prestes – “O Cavaleiro da Esperança” -, realizou uma militância de esperança e fé. “Contagem está orgulhosa em receber Maria Prestes, esta grande mulher, que lutou pela justiça social do nosso país”, frisou.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, reforçou a governança do Partido, salientando o orgulho de ter Carlin Moura como prefeito de Contagem. “É uma liderança jovem, com grande discernimento. Fiquei impressionado com a sua capacidade de promover alianças”, acrescentou.

Aliados históricos do PT, Renato Rabelo falou da parceria com Lula. “Somos coparticipantes dessa experiência nacional, em que Lula conseguiu vislumbrar a importância de se resolver o problema da fome no Brasil”, relatou. Segundo ele, o Brasil avançou nos últimos 10 anos, no enfrentamento à pobreza e às desigualdades sociais.

A comunista, deputada federal Jô Moraes, disse acreditar “em um mundo novo, de transformações e mudanças com o PCdoB”.

O deputado estadual Mário Henrique Caixa também deixou sua mensagem de otimismo. “Fazer parte do PCdoB é uma honra. Partido esse que me recebeu de braços abertos. Tenho orgulho de fazer parte dessa busca por um mundo melhor”, disse.

A vereadora de Contagem, Silvinha Dudu, deixou suas felicitações pelos 91 anos do Partido. “Parabéns ao PCdoB. Um partido de mulheres e homens que lutam por seus ideais.”

Para o presidente do PCdoB em Contagem, o secretário de governo Rodrigo Cupim, o partido segue com foco no desenvolvimento do país e de Contagem. “Queremos que os contagenses vivam com dignidade plena”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Gil Antônio Diniz Teteco (PMDB), lembrou os anos de lutas, protagonismo e defesa dos trabalhadores do partido, na busca incansável pela igualdade social.

Estiveram presentes às comemorações do PCdoB vereadores de Contagem; o presidente do PDT, vice-prefeito de Contagem, João Guedes; lideranças partidárias, comunitárias e empresariais da cidade; além de militantes.

Informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Contagem