Reunião da Celac trata de temas ambientais no Equador 

A Primeira Reunião do Grupo de Trabalho e a Reunião Intersessões do Foro de Ministros do Ambiente da América Latina e do Caribe acontecem a partir desta segunda-feira (1º) e dura até quarta-feira (3) em Quito, capital do Equador. 

Auspiciada pelo Ministério equatoriano do Ambiente, a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a reunião revisará os acordos adotados pelos ministros em 3 de fevereiro de 2012

O objetivo do evento é desenhar políticas e prioridades ambientais da região, através do fortalecimento de capacidades nacionais, sub-regionais e regionais nesta matéria.

O Equador, como presidente pro-tempore do Foro de Ministros do Ambiente da América Latina e do Caribe, liderou o processo de construção de políticas, objetivos estratégicos e linhas prioritárias.

A reunião acontecerá em duas etapas de trabalho. Nesta segunda e terça será realizada a reunião de trabalho dos especialistas, e na quarta-feira será realizado o Fórum de Ministras e Ministros do Ambiente.

Esta reunião internacional impulsionará a integração regional dentro do eixo estratégico ambiental, fomentará o trabalho realizado pelos países membros, evitará a duplicidade de esforços e otimizará os recursos.

Coordenará também as linhas de ação a partir de uma agenda ambiental, que articulará as atividades entre os países, blocos sub-regionais e regionais, priorizando as necessidades de vida dos seres humanos e o respeito aos direitos da Natureza.

Os eixos estratégicos nos que se trabalham são biodiversidade, mudança climática, consumo e produção sustentável, gestão de recursos marinhos e costeiros e os recursos hídricos.

Os ministros do Ambiente definirão e aprovarão a política ambiental regional, e o Grupo de Trabalho fará o seguimento dos compromissos a cumprir propostos na Agenda.

A Celac, constituída em 3 de dezembro de 2011 em Caracas, Venezuela, agrupa 33 países da América Latina e do Caribe, é o maior mecanismo regional de diálogo e concertação política onde se fortalecerão vínculos para consolidar a soberania e integração.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho