União Europeia tem atualmente mais de 19 milhões de desempregados

A taxa de desemprego na zona do euro atingiu a cifra recorde de 12% em fevereiro e afeta mais de 19 milhões de pessoas em idade de trabalho, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (2) em Paris.

Nos 17 países que adotaram a moeda única, o índice de desemprego aumentou com 33 mil novos casos, indica o escritório de estatísticas Eurostat.

Segundo o jornal Les Echos, especializado em temas econômicos, o aumento deste problema poderia levar o Banco Central Europeu a reduzir as taxas de juros com o objetivo de estimular a produção para gerar mais postos de trabalho.

Considerando as diferentes idades, os mais afetados são os jovens menores de 25 anos, onde o desemprego chega a quase 24%.

Dividindo por países, a Grécia tem o maior índice de desemprego, com 26,4%, seguida da Espanha (26,3%) e de Portugal (17,5%).

Na França, o índice é de 10,8%, o que significa quase 3.2 milhões de pessoas e cresce de maneira desenfreada há 22 meses.

Entre as razões do aumento do desemprego na Eurozona estão os programas de austeridade impostos para frear a crise da dívida pública e do déficit fiscal, que causaram uma queda brutal do consumo.

O Eurostat informou também nesta terça-feira que pelo vigésimo mês consecutivo o índice da atividade manufatureira se mantém deprimido.

Fonte: Prensa Latina