Bolívia nomeia embaixador na Corte de Haia 

O presidente da Bolívia, Evo Morales, nomeou nesta quarta-feira (3) o advogado Enrique Rodríguez Veltzé como embaixador extraordinário para levar a demanda marítima contra o Chile na Corte Internacional de Justiça de Haia.

Mar para Bolívia

Rodríguez, que foi presidente interino após uma crise política [de junho de 2005 a janeiro de 2006], assegurou, ao assumir o cargo, que fará o possível para levar a justiça para seu país e devolver os territórios costeiros usurpados pelo Chile no fim do século 19. 

Leia também: 

Corte Interamericana: Evo Morales inicia semana debatendo saída
Bolívia apresentará demanda contra Chile em Corte Internacional

“Tenho a fé e a esperança de que vamos transcender com nossas reivindicações na realização da justiça para o povo da Bolívia”, afirmou.

O também ex-presidente da Suprema Corte de Justiça chamou aos países vizinhos para mostrar a solidariedade com a causa boliviana. "Todos devemos nos unir a esta causa para resolver este conflito”, disse.

O novo embaixador disse que a demanda marítima “será um logo processo, mas serão nossas próximas gerações, que poderão desfrutar desse acesso soberanamente”.

O governo da Bolívia considerou, na véspera, que o presidente chileno Sebastián Piñera mantém uma atitude dilatória para conter a pressão internacional e uma falsa disposição ao diálogo sobre o conflito marítimo entre as duas nações.

Saída soberana para o Pacífico

Em coletiva de imprensa, o ministro de Defesa, Rubén Saavedra, rebateu as declarações de Piñera após uma reunião política para debater a demanda boliviana por uma saída soberana para o Pacífico.

A Bolívia demanda do Chile uma saída própria para o Oceano Pacífico desde a guerra de 1879, quando perdeu todo seu litoral (400 quilômetros de costa). Os governos boliviano e chileno mantém suspensas suas relações diplomáticas desde 1962, 

Fonte: Prensa Latina