Farc pedem construção da paz com justiça social na Colômbia

O comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP), Iván Márquez, chamou, nesta quarta-feira (3), para construir a paz com justiça social na Colômbia e criticou ex-presidentes por atacarem os diálogos de paz.

Iván Márquez - Farc - Ismael Francisco/Cubadebate

“ Necessitamos juntar as vontades para edificar a paz com justiça social, democracia e soberania”, afirmou em comentário publicado no blog Pueblo colombiano: !Pa'la mesa!.

Leia também: 
Farc descartam crise no diálogo de paz com o governo

Para o chefe da delegação das Farc, nos diálogos de paz com o governo colombiano, o destino da Colômbia não pode ser a guerra. No texto divulgado pelo blog, o comandante acusa os ex-presidentes Álvaro Uribe e Andrés Pastrana, de quererem “uma Colômbia aprisionada eternamente na escura noite de violência”. 

Márquez adverte sobre as injúrias de Uribe e de Pastrana contra o processo de paz, que ocorre no Palácio de Convenções em Cuba, sob uma agenda de seis pontos, entre eles a terra, a participação política, o narcotráfico e as vítimas.

As delegações do governo e da insurgência cumprem por estes dias um recesso na mesa de diálogo, que dever voltar na terceira semana de abril. Até o momento o diálogo esteve centrado na questão da terra, considera chave no empenho pela paz.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz 

Fonte: Prensa Latina