Conselho de Meio Ambiente realiza primeira reunião do ano hoje

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza nesta quinta-feira (4), a partir das 14h, a primeira reunião do ano com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM). O encontro ocorre na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da cidade.

Na ocasião, serão debatidas as ações da secretaria para 2013, editais de projetos para sociedade civil, além da eleição dos novos conselheiros e a Conferência de Municipal de Meio Ambiente.

Além dos membros da prefeitura, o conselho é formado por representantes do Governo Federal (IBAMA), entidades ambientalistas (APEEF, Unieco, Fase, SOS 4 PATAS), movimento popular (Federação das Entidades Comunitárias do Ibura/Jordão e Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco), universidades (UFPE, UFRPE) e setor empresarial (DSTH e ADEMI).

Criado pela Lei Municipal n° 15.707/92, o COMAM é um órgão de participação direta dos recifenses nas políticas de preservação do Meio Ambiente e de desenvolvimento sustentável da cidade.

Código Florestal em Pernambuco

Também às 14h desta quinta-feira (4), enquanto o Conselho Municipal de Meio Ambiente realiza reunião na Fafire, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lança um Grupo de Trabalho para acompanhar a implementação do Código Florestal em Pernambuco. Com a aprovação do Código Florestal pela presidente Dilma Rousseff, a lei deve agora ser implementada e acompanhada pela sociedade. O lançamento do GT acontece no Auditório do Anexo I da Alepe, na Rua da União, 439, bairro da Boa Vista Recife.

Um dos temas que será abordado no evento é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma ferramenta para tornar o processo de regularização ambiental dos imóveis rurais mais simples e ágil, e que está previsto como um dos mecanismos do Código Florestal aprovado. O Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista de Pernambuco é o deputado Waldemar Borges (PSB), líder do governo na Casa.

Aberto ao público, o evento é uma realização da Frente Parlamentar Ambientalista de Pernambuco, da Fundação SOS Mata Atlântica e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), com apoio local da Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE) e da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane).

Fonte: Blog do Jamildo