Tensão se eleva na Ásia com ameaça de conflito nuclear

A República Popular Democrática da Coreia voltou a responsabilizar os Estados Unidos pelas crescentes tensões na Península Coreana devido às manobras militares de grande escala que realiza em conjunto com a Coreia do Sul, que ameaçam a soberania da Coreia Popular.

O Exército da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) anunciou que recebeu ordem para lançar um ataque nuclear contra os Estados Unidos, que por sua vez ordenou a instalação de um radar de defesa antimísseis na ilha de Guam, situada no Pacífico.

O Estado-Maior do Exército Popular Coreano (EPC), em um comunicado emitido nesta quinta-feira (4), afirmou que as ameaças dos Estados Unidos serão esmagadas pela firme vontade dos efetivos militares e do povo da RPDC.

“A operação das forças armadas revolucionárias foi finalmente examinada e ratificada”, diz o comunicado, em que se lê que “seria melhor que os Estados Unidos refletissem sobre a grave situação reinante”.

A Marinha de Guerra dos Estados Unidos transporta um radar de defesa antimísseis para instalá-lo perto da costa da Coreia Popular com a finalidade de monitorar os movimentos militares do país asiático, declarou um porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos aproximam seus radares do território da RPDC com a intenção de detectar o possível lançamento de novos mísseis. O radar é proveniente da base naval de Pearl Harbor.

Na segunda-feira (1º), os Estados Unidos enviaram o destróier USS Fitzgerald, capaz de derrubar mísseis, para as proximidades das costas da Coreia Popular como uma medida que oferecerá maiores opções de defesa contra mísseis.

Na terça-feira, enviou outro destróier, o USS John McCain, para a área da Península Coreana.

A tensão entre a RPDC e a Coreia do Sul se agravou depois que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) impôs novas sanções à Coreia Popular pela execução de mais uma prova nuclear em 12 de fevereiro passado.

A situação se agravou ainda mais depois que Washington enviou à região seus bombardeiros B-52 e B-2, com capacidade nuclear, e caças furtivos F-22. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizam manobras militares na Península Coreana, que já foram condenados pela Coreia Popular como "provocação" e "ameaça".

A RPDC anunciou também a retirada dos funcionários sul-coreanos da zona industrial de Kaesong, na fronteira entre os dois países.

Com agências