Turismo gaúcho é tema de reuniões com ministros em Brasília

Com foco na captação de recursos e investimentos para o desenvolvimento do setor turístico do Rio Grande do Sul, a Secretaria do Turismo (Setur) realizou agendas com os secretários nacionais de Programa de Desenvovimento do Turismo, Fabio Mota, e de Políticas do Turismo, Vinicius Lumertz, e com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para tratar de pleitos de infraestrutura, qualificação e eventos. 

abgail pereira e ministro pepe - Priscila Rodrigues

Na parte da manhã, a comitiva foi recebida pelo Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Fábio Mota, que tratou dos pleitos de infraestrutura da região Uva e Vinho e do Vale do Taquari entres eles a ampliação dos centro de eventos dos municípios de Garibaldi, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Outro ponto foram os projetos de qualificação que a Setur executa em parceria com o ministério.

À convite da secretária Abgail Pereira, representantes dos municípios da serra gaúcha, da rota do pão e vinho e do Vale do Taquari levaram suas proposições durante esta quarta-feira (03), em Brasília. 

Em outro momento, foram apresentadas as proposições das regiões ligadas ao apoio à realização de eventos, estruturação de produtos turísticos ao Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, todos eles com foco no aumento da competitividade do RS. Também foi discutida a retomada da regionalização estratégia de gestão, o que reforça o alinhamento da secretaria com o ministério. Na oportunidade, a titular da pasta pautou os secretários para a concretização de um Centro de Eventos de classe mundial em Porto Alegre para que assim se consolide como capital de eventos e negócios do Mercosul.

Já no Ministério do Desenvolvimento Agrário foram discutidas e traçadas com o Ministro Pepe Vargas, estratégias para o fomento do Turismo Rural. Além disso, foram tratadas de linhas de financiamento para o turismo no campo e a potencialização do enoturismo com investimentos nos produtos que movimentam a cadeia, além da inserção da Setur no comitê do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo).

Em todas as agendas do dia, foi destacado o empenho e a articulação do Estado, por meio da Setur, inclusive de que o RS é modelo e referência pela aplicação do Pronatec Copa para todo país. De acordo com Abgail, estes projetos são estratégicos e consolidam a política de inovação que a secretaria objetiva como indutora do desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Sul. “Nos colocamos à disposição das governanças federais, estaduais, municipais e dos ministérios para propor, aperfeiçoar e atender cada vez mais as questões pertinentes à atividade turística gaúcha” ressaltou a titular da pasta.

Participaram das reuniões representantes do trade gaúcho e prefeituras municipais das cidades da rota do pão e vinho, dos secretários de turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, de Garibaldi, Ivane Fávero, o presidente do Instituto Michelon de Bento Gonçalves, Tarcísio Michelon e o Diretor de Roteiros da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Machado e o prefeito de Colinas, Gilberto Keller.

Para o Vermelho,
Priscila Rodrigues