Livro com História Oral da Anistia é lançado hoje em Recife

Será nesta sexta-feira (5), em Recife (PE), o lançamento oficial do livro Marcas da Memória: História Oral da Anistia no Brasil do projeto Marcas da Memória, organizado pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça. O livro traz mais de 100 entrevistas com ex-presos e perseguidos políticos. Quase 30 desses depoentes comparecerão ao lançamento na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre eles, o atual vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira (PCdoB).

Livro com História Oral da Anistia é lançado hoje em Recife

As entrevistas retratam o cotidiano nas prisões da ditadura, principalmente daqueles que permaneceram nos presídios por mais tempo durante o regime militar. O coordenador do projeto, o professor da UFPE, Antônio Montenegro, explica que os depoimentos servem ao resgate da memória daquele período da história recente brasileira.

“O relato oral traz um nível de experiência que muitas vezes não está escrito nem relatado. Um nível de vivências que outras fontes de informação não propiciam. Ao mesmo tempo é uma oportunidade de organizar a própria história de vida ao narrá-la. Ao ser transcrita, transforma-se em um importante documento”, disse o professor.

Os depoimentos foram colhidos através do laboratório de história oral e imagem da UFPE, com o apoio de uma equipe de oito estudantes. “Procuramos escolher os nomes a serem entrevistados de forma a contemplar as diversas tendências e movimentos políticos da época. Para com isso ter uma maior diversidade e representatividade”, frisou Montenegro.

Da Redação em Brasília