Programa incentiva tradição das Filarmônicas na Bahia

Na segunda-feira (08/04), a área cultural baiana ganhará um importante incentivo. Através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o governo do estado assina acordo de cooperação com a Caixa, representada pelo seu presidente, Jorge Hereda. O encontro será às 14h, na sala de reuniões da Governadoria, em Salvador.

O ato, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Cultura, Albino Rubim, e da diretora da Funceb, Nehle Franke, oficializa o repasse de R$ 1,5 milhão para ser investido na continuidade do Programa de Apoio às Filarmônicas do Estado da Bahia.

O investimento garante os recursos para o primeiro ano da segunda fase da iniciativa, a ser realizada em 2013-2014, tendo a Caixa como patrocinador exclusivo. Lançado em 2009, o programa visa incentivar e valorizar a importante tradição musical das filarmônicas do estado.

Em sua primeira fase, o programa mapeou 183 filarmônicas localizadas em todos os 27 territórios de identidade baianos, com sede em 170 municípios. Foi oferecido apoio para 87 delas, distribuindo R$ 4 milhões para aquisição de 1.262 instrumentos musicais e mais de 6 mil acessórios, fardamentos e equipamentos de informática, além de conserto em mais de 500 instrumentos.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro