São Paulo recebe Festa Cultural de Carnaval Andino no domingo

Neste domingo (7), São Paulo receberá a 2ª edição da Festa Cultural de Carnaval Andino (Yunsa 2013), que será realizada das 10 às 19 horas no Parque do Belém, na avenida Celso Garcia, 2.331, no Tatuapé, Zona Leste da cidade. De acordo com os organizadores, são esperadas mais de sete mil pessoas.



Foto: Reprodução/CDHIC

O objetivo do evento, organizado pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), a Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina (ALAC) e Consulado do Peru, é promover a integração entre os brasileiros e os imigrantes peruanos através de exposições da arte, cultura, folclore, culinária e tradições dos povos andinos.

A primeira edição do evento ocorreu em 2012 no Parque Ecológico do Tietê e reuniu seis mil pessoas. O nome Yunsa significa “cortamonte”, ou seja, derrubar a árvore para colher os frutos. A festa é realizada tradicionalmente nas regiões de Apurimac, Huancayo, Cajamarca e em todo o Peru.

A festa contará também com uma barraca de informações sobre regularização migratória, o Acordo de Livre Trânsito e Residência do Mercosul e direitos dos imigrantes. De acordo com o CDHIC, os peruanos estão entre os imigrantes com maior presença atualmente em São Paulo, juntamente com paraguaios e bolivianos. Eles possuem demandas próprias, como a destinação de uma praça pública para exposição permanente de artesanato e culinária peruana, além da inclusão da Yunsa no calendário oficial de eventos culturais do município.

2ª edição da Festa Cultural de Carnaval Andino (Yunsa 2013)
Data: domingo (7)
Horário: 10 às 19 horas
Local: Parque do Belém, na avenida Celso Garcia, 2.331, no bairro Tatuapé, zona leste de São Paulo.

Fonte: Brasil de Fato