Esplanada dos Ministérios será palco da mobilização da Saúde+10 

Mais de 70 entidades se reunirão no ato do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, conhecido por Saúde+10, nesta quarta-feira (10), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A meta é coletar assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que garanta 10% das receitas brutas da União para a saúde pública. Para apresentação do projeto é necessário 1,5 milhão de assinaturas. No ato será realizada a primeira contagem oficial das assinaturas recolhidas.

Durante o evento, as entidades farão a defesa incondicional do Sistema Único de Saúde (SUS). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai se manifestar também contra a intolerância em relação ao tema das drogas do Brasil. O CFP entende que é preciso expressar o apoio à promoção de direitos humanos e repúdio a qualquer forma de atentado à dignidade do ser humano, citando o caso do projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados, que trata da internação compulsória de usuários de drogas.

O artista plástico Siron Franco também fará uma instalação interativa sobre o tema durante a mobilização. A obra, construída no gramado em frente ao Congresso Nacional, terá proporções monumentais e chamará atenção para o crescimento de práticas de intolerância no país.

O artista gráfico e psicólogo João Campelo, que participa do Coletivo Fotográfico Lente Cultural de Brasília, que trabalha na inclusão visual e promoção da arte fotográfica no Distrito Federal fará as fotos do evento.

O Saúde+10 foi fundado por diversas entidades representativas de todo o Brasil no dia 13 de março deste ano com o objetivo de assegurar aos brasileiros um sistema de saúde pública mais justo e de maior qualidade.

Da Redação em Brasília
Com informações do CFP