Integrantes das Farc irão a Cuba para diálogo de paz 

O Ministro de Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, disse nesta terça-feira (9) para a emissora RCN que está pendente a saída de dois delegados das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) para integrar os diálogos de paz, que ocorrem em Cuba.

Pablo Catatumbo - Farc

"No fim de semana se deslocaram quatro guerrilheiros, entre eles Pablo Catatumbo. Segundo entendo, estava pendente a saída de mais dois na área oriental do país, isso deve ocorrer nesta terça", afirmou o ministro. 

Leia também:
Pela paz, colombianos sairão às ruas nesta terça

Pinzón destacou que desde que o presidente Juan Manuel Santos tomou a decisão de iniciar os diálogos de paz com as Farc, vários guerrilheiros foram para Havana. 

No marco dos diálogos “se suspendem as operações militares das unidades de maneira temporária para que essas saídas se façam com a confidencialidade e a lógica operacional com o apoio da Cruz Vermelha Internacional”, precisou.

Na véspera, a delegação de paz da guerrilha anunciou a chegada para a capital cubana de Catatumbo para reforçar sua delegação de paz no diálogo com o governo colombiano.

Representantes das Farc e do governo começaram em novembro de 2012 a mesa de conversações no Palácio de Convenções em Cuba.

Os diálogos se centram na agenda de cinco pontos, entre eles a política de desenvolvimento agrário integral. As partes cumprem por estes dias um recesso nas conversas, que devem voltar em 18 de abril, com expectativas de fechar o tema agrário para começar as discussões sobre a participação politica.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz 

Fonte: Prensa Latina