Movimentos Sociais organizados por um novo Maranhão

Na tarde da última sexta(05), dezenas de representantes de Movimentos Sociais do Maranhão se reuniram no salão paroquial da igreja Nossa Senhora dos Remédios para planejar uma mudança estrutural e política capaz de transformar os indicadores sociais do estado e de garantir qualidade de vida ao povo do Maranhão.

Flávio Dino e Movimentos Sociais
O presidente da Embratur, Flávio Dino, foi convidado a fazer parte do círculo de debates dos movimentos sociais em busca da superação de antigos problemas socioeconômicos do Maranhão.

Todos os debates e reivindicações apresentaram em seu alicerce o desejo pela alternância de poder no estado. Representantes do Movimento Negro, da Força Sindical, do Movimento Feminista, da Fetaema, entre outros, reivindicaram um projeto de mudança que torne o Maranhão mais justo e desenvolvido, pautado em melhorias sociais para a maior parte da população.

“O que distingue a direita e a esquerda é a forma como encaramos a desigualdade”, declarou Flávio Dino, afirmando ainda que compreender a dimensão do controle social é fundamental para construir o Maranhão do desenvolvimento.

“Existem duas alternativas: naturalizar a desigualdade ou lutar politicamente contra esse cenário em todos os campos em que essa simetria de poder se dar. Para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, é preciso priorizar a perspectiva da maioria do povo”, concluiu.

Combate à violência agrária, grilagem de terra, a falta de moradia, de saneamento básico; supressão da violência doméstica; melhoria dos índices educacionais; fomento de ações voltadas a geração de empregos e a construção de políticas públicas voltadas a saúde foram alguns dos objetivos apresentados pelos movimentos sociais que estavam presentes.

Oliveira Frazão, presidente da Força Sindical Nacional, afirmou que essa mobilização dos movimentos sociais na verdade é parte do “aprimoramento do processo democrático”.

O vereador Lisboa, também presente durante as discussões entendeu que “pela primeira vez o Maranhão está verdadeiramente construindo um processo de mudança, e que o diálogo com os movimentos sociais representa a reconstrução de um estado dilacerado por meio século de atraso, de ausência de políticas públicas efetivas, de déficits sociais absurdos que comparam o estado, a níveis estatísticos, segundo o Pnud, ao Haiti”.

A integração das forças dos movimentos sociais representa o ponto de partida para o processo de mudança política e social do Maranhão. O deputado Bira do Pindaré (PT) considera que “o Flávio Dino representa a esperança para todos os maranhenses nesse momento em que o estado precisa encontrar a solução para os principais problemas que afligem a população, como mostram os indicadores sociais. Mas é impossível pensar em qualquer mudança, em qualquer transformação sem mobilizar o exército de pessoas que estão à frente das lutas reais do nosso povo. É inegável que o estado possui muitas demandas, mas todas elas estão sintetizadas em uma única bandeira: a bandeira da esperança, da mudança e da transformação”.

Da Sucursal do Vermelho no Maranhão