Biografia de Maurício Grabois será lançada em Fortaleza

A Fundação Maurício Grabois em parceria com a Comissão Especial de Anistia Vanda Sidou e a Associação 64/68 Anistia, realiza na próxima sexta-feira (12), o lançamento do livro “Maurício Grabois, uma vida de combate”, do jornalista Osvaldo Bertolino. O evento acontecerá no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar, a partir das 19h.

O livro narra a trajetória de um dos mais atuantes líderes das forças progressistas do Brasil, que foi líder do Partido Comunista do Brasil na Assembleia Nacional Constituinte de 1946 e comandante da Guerrilha do Araguaia, quando morreu em combate.

Benedito Bizerril, membro da Fundação Maurício Grabois no Ceará, destaca a importância do lançamento e ressalta a escolha da data. “Dia 12 de abril é a data que simboliza o início da Guerrilha do Araguaia, no ano de 1972. Além disso, o lançamento do livro faz parte das comemorações do centenário do Maurício Grabois, nascido em 2 de outubro de 1912”, enfatiza.

Segundo o comunista, o livro retrata de forma muito viva a trajetória de Grabois. “Apesar de 41 anos de militância, apenas dois deles foram vividos na legalidade. O trabalho de Osvaldo Bertolino foi de grande fôlego por conseguir reunir escritos, pronunciamentos na Constituinte, e artigos. Muitos documentos tinham que ser eliminados para não deixar rastros para a ditadura”, reforça.

Além disso, destaca Benedito Bizerril, o livro vai além da biografia de Maurício Grabois. “Ele trata-se de uma rica tradução da história do Brasil e do PCdoB, entre os anos de 1930 e 1973, e apresenta a luta do povo brasileiro por democracia, soberania e direitos sociais. A juventude que não vivenciou esses duros anos da vida política brasileira terá a oportunidade de ter em mãos informações importantes da história do Brasil e de grandes lideres do povo”.

Reconhecimento

Mário Albuquerque, presidente da Comissão Especial de Anistia Vanda Sidou, destaca a importância da iniciativa. “É uma honra participar deste lançamento. Divulgar biografias como a de Maurício Grabois se insere entre os objetivos da comissão de regatar histórias que marcaram profundamente o Brasil. Os jovens que já nasceram no estado democrático de direito precisam conhecer essas histórias. E Maurício Grabois deu sua vida e deixou seu nome gravado no Brasil para garantir que vivêssemos no país melhor, com direitos sociais. Preservar a memória desses heróis através do conhecimento é contribuir para que episódios como estes não se repitam mais. Além disso, reconhecer suas lutas é fazer justiça a pessoas pouco conhecidas e fortalecer suas conquistas”.

Mais sobre Grabois

Filho de judeus ucranianos, a família de Maurício Grabois foi perseguida e fugiu para o Brasil, onde o comunista nasceu. Ao longo dos anos, viveu em vários estados do país. Iniciou sua atuação em defesa do povo ainda como estudante, no Rio de Janeiro, quando ingressou na escola militar em Realengo.

Grabois esteve ligado a todas as grandes lutas ocorridas no Brasil: pela soberania, democracia, direitos dos trabalhadores e luta pelo socialismo. Ao longo de sua trajetória, até sua morte em combate durante a Guerrilha do Araguaia, teve destacado papel. Ainda no período denominado Estado Novo, já atuava em defesa dos direitos do povo; participou da reorganização do PCdoB, junto com João Amazonas e Pedro Pomar. Eleito deputado federal constituinte, liderou a bancada federal e foi feroz defensor da anistia de presos políticos.

Já durante a luta armada, Maurício Grabois vai para o Araguaia, onde se integra à população. Desencadeada a Guerrilha, ele foi destacado comandante, liderando os comunistas até sua morte, em combate. Até hoje seus restos mortais não foram localizados e esta tem sido uma luta não só da família e do PCdoB, mas de vários movimentos que buscam esclarecer todos esses fatos e circunstâncias obscuros do tempo da ditadura militar brasileira.

Outros lançamentos

Benedito Bizerril destaca que a Fundação Maurício Grabois já tem agendado outros lançamentos importantes de biografias no Ceará. Em maio, no dia 10, será lançada a biografia sobre João Amazonas, "Meu Verbo é Lutar", de Augusto Buonicore. E em junho, no dia 6, será lançado o livro "Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", de Maria Prestes, viúva do Cavaleiro da Esperança.

Serviço

Lançamento de “Maurício Grabois, uma vida de combate”, do jornalista Osvaldo Bertolino.

Convidado: Osvaldo Bertolino
Data: sexta-feira (12/04)
Hora: a partir das 19h
Local: Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar.

De Fortaleza,
Carolina Campos