MST ocupa latifúndio em Alagoas e pressionam por Reforma Agrária

Na manhã desta terça-feira (9), cerca de 80 famílias de trabalhadores rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a fazenda Bebedouro, em Boca da Mata, a 75 km de Maceió (AL).

A ocupação tem como objetivo pressionar a efetiva realização da Reforma Agrária em Alagoas e no Brasil, com a democratização do acesso à terra para produção de alimentos saudáveis.

A fazenda que pertence a Zeca Dâmaso e se encontra abandonada, segundo os ocupantes. A família Dâmaso já teve membros indiciados em diversos casos de corrupção e elegibilidade em Alagoas e no Pará.

Além da improdutividade da fazenda Bebedouro – descumprindo um dos quesitos de sua função social -, há irregularidades trabalhistas. Devido às dívidas com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), as negociações já realizadas entre proprietário e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nunca chegaram a uma conclusão favorável ao assentamento de famílias Sem Terra.

Nesta fase de instalação do acampamento, os agricultores já começam a erguer seus barracos, e iniciam o trabalho na terra para receber o plantio de culturas e alimentar as famílias.

Fonte: Página do MST