Oficina de fantoches mobiliza crianças no combate à dengue

A mobilização social é uma das estratégias mais poderosas no combate à dengue. E entre os instrumentos mais eficazes de mobilização da população estão os espetáculos populares, como o teatro de bonecos, com grande apelo principalmente entre as crianças.

Por conta disso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realizará ao longo desta semana a Oficina e Capacitação de Confecção e Manuseio em Fantoches. A iniciativa, que objetiva intensificar a mobilização contra a doença, é destinada a 50 educadores em saúde das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde, que serão multiplicadores do curso nos 184 municípios do Estado.

O Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, vive principalmente no ambiente domiciliar. Os focos são encontrados, na grande maioria, dentro de casa e nos quintais. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros", lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito. A fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos nas bordas de reservatórios de água limpa, geralmente encontrados dentro das residências. Com o contato com a água, o ovo eclode, vira larva, pupa e em apenas 8 dias já é mosquito adulto, que sai voando por aí e ameaça a saúde da população.

Boletim Epidemiológico

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria, na última sexta-feira (05)foram confirmados no Ceará 1.995 casos de dengue em 72 municípios, com sete óbitos. O número de casos confirmados de dengue nos três primeiros meses em 2013 é o menor dos últimos anos para o período. No ano passado, no mesmo período já haviam sido confirmados 8.701 casos da doença. Em 2011, até março, foram 25.266 casos e, em 2010, 2.870 confirmações.

Fonte: Sesa