Ahmadinejad: O Irã não precisa da bomba atômica

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, reiterou nesta quinta-feira (11) que o povo persa não necessita de bombas atômicas para enfrentar seus inimigos na região.

“Países ocidentais exercem pressões contra o Irã e criam obstáculos para frear o progresso do país persa baseando-se na mentira de que Teerã tem uma bomba nuclear”, declarou Ahmadinejad na cidade de Shahrud, na província de Semnan.

Nesse sentido, sublinhou que “se um dia o Irã tivesse que eliminar seus inimigos na região, o faria com o apoio dos jovens persas, quer dizer, a arma verdadeira diante dos inimigos será a vontade dos jovens iranianos”.

Os Estados Unidos, o regime de Israel e alguns de seus aliados, acusam o Irã de desenvolver seu programa nuclear para fabricar armas atômicas.

O Irã sempre rechaça tais acusações e sublinha que, como signatário comprometido com o Tratado de Não Proliferação (TNP) e membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), tem o direito de utilizar a tecnologia nuclear com fins pacíficos.

O mandatário persa, em outra parte de suas declarações, precisou que o Ocidente está “sumamente assustado” diante dos progressos da República Islâmica, já que a nação persa tem suficiente capacidade para jogar um papel relevante na administração global e se transformar em um modelo a seguir para outros países.

“O que intimidou os inimigos, são os pensamentos valiosos da nação iraniana, sua autoestima e sua resistência diante das potências hegemônicas”, concluiu.

Hispan TV