Chanceler russo critica manobras militares na Península Coreana 

O ministro russo de Relações Exteriores Serguei Lavrov manifestou-se nesta quarta-feira (11) contrário às “manobras militares” que provocam a crise na Península Coreana. “Ninguém deveria provocar aos demais com [ameaças] de manobras militares, há uma grande possibilidade de que tudo se acalme”, disse Lavrov, referindo-se aos exercícios conjuntos dos EUA e Coreia do Sul, durante o passado mês de março. 

Chanceler russo e secretário de Estado dos EUA - HispanTV

O chanceler russo fez essas declarações durante uma coletiva de imprensa que teve lugar depois da sua reunião com secretário de Estado dos EUA John Kerry, em Londres, capital britânica, onde estão reunidos os chanceleres do G8.

Nesta terça-feira (9) o secretário-geral da ONU Bank Ki-Moon, também advertiu sobre as crescentes tensões na península, sublinhando que a crise podia chegar a ser “incontrolável”.

A tensão na região foi avivada depois do uso de bombardeiros estratégicos B-52 e submarinos nucleares nas manobras militares conjuntas entre os EUA e Coreia do Sul. Este fato foi qualificado por Pyongyang (sede do governo da República Popular Democrática da Coreia, ou Coreia do Norte) de una "provocação imperdoável".

Em 30 de março, a Coreia Popular declarou que estava em "estado de guerra" contra a Coreia do Sul e advertiu que qualquer provocação por parte de Washington e Seul desataria a guerra nuclear, e as bases estadunidenses nos países da região, como Japão, seria alvo das reações militares de Pyongyang.

Com HispanTV