Decisão do PT sobre governo Siqueira sai neste final de semana

Decisão do PT neste final de semana em relação ao governo Siqueira Campos vai definir futuro da aliança do partido com o PP

PT e PP do Tocantins tiveram seu primeiro encontro formal nessa quarta-feira, 10, em Brasília, para tentar a formação de uma aliança visando as eleições de 2014 no Estado. Contudo, nada está definido e um passo importante rumo ao entendimento dependerá da postura que os petistas vão adotar no encontro que realizarão neste final de semana em Palmas. Numa nota oficial que não diz praticamente nada, os dois partidos anunciaram uma nova reunião para domingo, 14, na capital do Tocantins.

Conforme o blog apurou, apesar dos vários encontros informais, a reunião dessa quarta foi a primeira formalmente organizada para discutir a aliança entre as duas siglas.

Pelo PP participaram o presidente regional da legenda, deputado federal Lázaro Botelho; o presidente do diretório metropolitano, Tiago Andrino; a ex-prefeita de Araguaína Valderez Castelo Branco, o presidente da Câmara de Palmas, Major Negreiros; e o vereador de Araguaína Soldado Alcivan. O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, acompanhou a reunião por telefone, porque participava da convenção nacional do PP.

Pelo lado do PT, participaram o presidente regional, Donizeti Nogueira; o ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão, o ex-prefeito de Couto Magalhães Júlio César Brasil e o neopetista e ex-secretário estadual da Saúde Nicolau Esteves. A reunião teve momentos duros, de lavagem de roupa mesmo.

O principal problema é o papel dúbio do PT no Tocantins, que quer aliança com partidos de oposição, mas flerta com o Palácio Araguaia. O PP lembrou os petistas que já se livrou do que podia atrapalhar sua independência no Estado, o deputado estadual Raimundo Palito, da base do governo e que deixou a sigla para se filiar ao PEN.

Os petistas ouviram que o PP está "livre, leve e solto" para marchar contra o Palácio Araguaia em 2014, e ainda a pergunta: o PT está livre para seguir o mesmo caminho?

A resposta o PT deve definir neste final de semana, quando o partido encerra uma série de encontros macrorregionais em Palmas. Conforme o blog apurou, a base petista não aceita o partido com o Palácio Araguaia, à qual dois de seus três deputados estaduais estão fiéis desde o início desta legislatura. Amália Santana e José Roberto se aliaram ao governo – numa negociação liderada por Donizeti Nogueira -, durante a disputa pela presidência da Assembleia, que tinha como candidata da oposição a também petista Solange Duailibe.

Dessa forma, a futura aliança entre PP e PT terá seu capítulo decisivo neste final de semana.

Confira a íntegra da nota distribuída pelos dois partidos:

Nota oficial conjunta do Partido dos Trabalhadores e Partido Progressista

Representantes dos Diretórios Estaduais do Partido dos Trabalhadores e do Partido Progressista estiveram reunidos em Brasília na última quarta-feira, 10 de abril de 2014, onde avaliaram a atual conjuntura política do Tocantins. Os dirigentes de ambos os partidos apontaram como deliberação no encontro a realização de uma nova reunião neste domingo, 14, desta vez em Palmas, para continuar debatendo a conjuntura.

Donizeti Nogueira
Presidente regional do PT

Lázaro Botelho
Presidente regional do PP
 
Fonte: Site Cleber Toledo
Da Redação