Habitação: Prefeitura e Ministério das Cidades reforçam parceria

A secretária executiva da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Marques, reuniu-se nesta semana, em Brasília, com a gerente de projetos do Ministério das Cidades, Alessandra D’Ávila Vieira, e a Diretora de Produção Habitacional do Ministério, Maria do Carmo Avesani, para discutir as parcerias do Governo Federal com a Prefeitura de Fortaleza. A gestora do órgão da Prefeitura Municipal também conversou com a Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães.

Na primeira reunião, foram debatidos os contratos dos assentamentos precários em Fortaleza e a ampliação da produção habitacional na Cidade, que permita aumentar o número de beneficiados com os programas habitacionais de interesse social. A proposta apresentada pela Prefeitura de Fortaleza é de viabilizar a integração do Minha Casa, Minha Vida MCMV) ao PAC.

Maria do Carmo e Alessandra D’Ávila confirmaram o crédito de 10 mil novas unidades habitacionais a serem contratadas unicamente no MCMV, divulgadas no último dia dois de abril. Elas ressaltaram ainda a importância do envolvimento do Estado e do Município como indutores integrados do processo de construção de habitação de interesse social, destacando a experiência dos movimentos sociais de Fortaleza, que estão se habilitando na modalidade Entidades.

Para viabilizar o planejamento dessas propostas, a Diretora de Produção Habitacional sugeriu a construção de uma agenda de trabalho em Fortaleza, marcada para o dia 18 de abril. Na programação, estão previstas reuniões com entidades, regionais da Caixa e do Banco do Brasil e análise de contratos com técnicos da Fundação Habitacional.

Secretária da Habitação destaca ampliação

Em encontro posterior, Inês Magalhães, secretária Nacional da Habitação, ressaltou a importância da sustentabilidade dos empreendimentos, com uma intervenção intersetorial – construção de moradias e obras de infraestrutura caminhando juntas. “Vamos produzir casas no MCMV pensando sempre na inclusão de renda. Hoje não construímos mais conjuntos habitacionais, construímos pequenos bairros, não só com creches e postos de saúde, mas que devem ter padarias, farmácias, loterias e outros empreendimentos. Eles devem estar integrados à cidade e promover o desenvolvimento social de seus moradores”, afirmou.

Segundo Olinda, ficou claro o compromisso de incrementar cada vez mais a parceria do MCMV com a Prefeitura. “O prefeito Roberto Cláudio tem o compromisso de ampliar o atendimento de famílias em quatro anos e, com o reforço da parceria com o Ministério das Cidades, vamos cumprir nossas metas e levar moradias dignas aos fortalezenses”, destacou a secretária executiva da Habitafor.

Fonte: Habitafor