Passeata da juventude luta por melhorias educacionais no país

Nesta quinta-feira (11/4), o centro de Salvador foi tomado pela Jornada Nacional de Lutas da Juventude – etapa Baiana, que realizou uma passeata do Campo Grande à Praça Castro Alves. A iniciativa busca lutar por melhorias e mais investimento na educação oferecida no Brasil, além de reforçar a discussão pela aprovação do Estatuto da Juventude, que tramita no Senado.

Neste ano, a mobilização da juventude conta com cinco eixos centrais: 10% do PIB, 100% dos Royalties do Petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação; Combate ao extermínio e a violência contra a Juventude Negra; Trabalho decente para a Juventude; Reforma Agrária; e Democratização dos Meios de Comunicação.

Na Bahia, em particular, foram agregadas mais pautas que tratam da realidade local da juventude como o Passe Livre Estudantil, Gestão Democrática, Fim do Projeto Alfa e Beto, Redução da Jornada de Trabalho pra 40h, #ForaFeliciano, entre outras.

De acordo com o integrante da UJS (União da Juventude Socialista) e diretor de Comunicação da UEB (União dos Estudantes da Bahia), Onã Ruda, o ato teve o intuito de unificar a juventude baiana para lutar pela educação. “Estamos também lutando pela aprovação do Estatuto da Juventude. Precisamos botar pressão para que esses assuntos não sejam esquecidos”, declarou.

A passeata contou com a participação e apoio da UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), UEB, Unegro, UBM (União Brasileira de Mulheres), UJS (União da Juventude Socialista), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), entro outros.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro