Procuradora da Mulher cobra vacinação contra HPV em todo o país

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que o governo negocia a redução de preço com transferência de tecnologia para ainda este ano promover em nível nacional a vacinação contra o HPV, o principal agente causador do câncer do colo do útero. O assunto foi tratado na reunião com a procuradora da Mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), na noite de terça-feira (9), na sede do Ministério.

A procuradora, que é autora de um projeto já aprovado no Senado que torna obrigatória a vacinação em todo o país, diz que o ministro lhe garantiu que há uma decisão política no governo favorável a incorporação da vacina no Programa de Imunização Nacional.

“O principal obstáculo tem sido o preço da vacina. O governo quer que o valor da dose chegue R$14,00 e as negociações estão avançadas”, explicou a senadora.

Atualmente a vacinação está sendo feita no Distrito Federal e em 16 municípios brasileiros. O Amazonas e o Rio de Janeiro já aprovaram leis estaduais nesse sentido e devem começar a vacinar ainda este ano.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin