Delegação do PCdoB encontra-se com Associação Vietnã-Brasil

A delegação do PCdoB liderada pelo presidente nacional Renato Rabelo e formada por Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais, e Ronald Freitas, secretário de Planejamento, cumpriu extensa agenda nas últimas quarta (10) e quinta-feira (11), em Hanói, capital do Vietnã.

Os dirigentes da Associação de Amizade e Cooperação Vietnã-Brasil receberam calorosamente a delegação do PCdoB para uma fraterna conversa na sede da União das Associações de Amizade do Vietnã. Participaram da reunião o presidente da Associação, o vice-ministro de Ciência e Tecnologia do Vietnã, Nguyen Van Lang, dois ex-embaixadores do Vietnã no Brasil, Nguyen Van Huyn e Nguyen Thac Dihn, empresários vietnamitas e outros dirigentes e membros da Associação.

As conversas com a Associação de Amizade abordaram as necessidades e as possibilidades de cooperação entre os dois povos e países nas áreas cultural, esportiva, científico-tecnológica e econômica.

A Embaixada do Brasil também recebeu a delegação do PCdoB em sua sede, às margens do bonito Lago Oeste de Hanói, depois ofereceu um jantar para os dirigentes do PCdoB na residência da embaixadora. Participaram a embaixadora do Brasil no Vietnã, Vitoria Alice Cleaver, e o conselheiro comercial da Embaixada, Mauricio Medeiros de Assis.

Cooperação cultural e econômica

Na manhã da quarta-feira, a delegação do PCdoB reuniu-se com Pham Xuan Duong, presidente da Comissão de Economia do Partido Comunista do Vietnã (PCV), membro do Comitê Central do PCV e com outros membros da Comissão.

O dirigente do PCV conversou com a delegação do PCdoB sobre a política de desenvolvimento do Vietnã, que visa à construção de uma economia moderna, mais industrializada e com melhor infraestrutura até 2020, a qualificação dos trabalhadores e uma renda mais alta e melhor distribuída.

Disse ainda que isso é possível pela liderança do PCV e pela orientação socialista do país.

No mesmo dia à tarde, a delegação de comunistas brasileiros foi recebida no Ministério da Indústria e Comércio do Vietnã pelo vice-ministro Tran Quoc Khanh, que falou aos comunistas brasileiros sobre as crescentes relações econômicas entre Brasil e Vietnã, e o potencial para crescer ainda mais.

No final da tarde, houve um emocionante encontro da delegação do PCdoB com o vice-reitor da Universidade de Hanói, Tran Quang Binh, e com professores e alunos do Departamento de Língua Portuguesa da universidade, que completa 10 anos em 2014.

O assunto tratado foi o apoio ao ensino e à difusão da língua portuguesa no Vietnã e a perspectiva do ensino da língua vietnamita no Brasil, uma exigência da crescente relação cultural, turística, profissional e empresarial entre os dois povos. Um dos objetivos da Universidade de Hanói é fazer um dicionário português-vietnamita e vietnamita-português em colaboração com o Brasil.

Província de Ninh Binh

Na quinta-feira, a delegação do PCdoB visitou a província de Ninh Binh, a pouco mais de 100 quilômetros de Hanói, no norte do país. Em Ninh Binh a delegação de brasileiros foi recebida em reunião pelo principal dirigente do PCV na província, na sede local do PCV.

Antes da visita ao PCV, a delegação conheceu um dos maiores complexos de turismo religioso budista da Ásia, uma espécie de Aparecida do Norte (cidade paulista que é referência para os católicos) budista. Ninh Binh é uma bonita província com forte atividade industrial e de serviços, como o turismo. Anualmente mais de cinco milhões de turistas visitam todo ano o Vietnã.

O dirigente do PCV de Ninh Binh, província com pouco mais de 2 milhões de habitantes (de um total de 90 milhões de todo o Vietnã) informou que o PCV local tem mais de 50 mil militantes, respondendo uma pergunta do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.

Com informações da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB