UnB vai substituir o vestibular do início do ano pelo Enem

O vestibular do início do ano da Universidade de Brasília (UnB) será substituído pelo Exame Nacional do Ensino Médio e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão foi tomada na reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da última quinta-feira (11) e já passa a valer para o ingresso no 1º semestre de 2014. O Programa de Avaliação Seriada será mantido, assim como o vestibular do meio do ano.

unb

De acordo com o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, com a mudança, a universidade vai alcançar a meta de 25% das vagas anuais para o Enem – o Sisu também usa o exame como forma de seleção -, como decidiu a maioria das unidades acadêmicas.

Esse percentual corresponde a quase 2,1 mil vagas. Para ele, essa decisão democratiza e amplia o acesso à instituição e fortalece a avaliação processual adotada de forma pioneira pela UnB há mais de 10 anos. "Nós sinalizamos com isso o fortalecimento do PAS", afirma.

O decano lembra ainda que a discussão sobre a adoção do Enem teve início há três anos, quando o Ministério da Educação propôs que o exame fosse usado pelas universidades federais como critério para o ingresso dos estudantes.

A proposta aprovada nesta quinta-feira (11) pelo conselho começou a ser discutida no ano passado. "A universidade vai fazer, em breve, um edital para avisar a comunidade estudantil, para que aqueles que desejam ingressar na universidade se inscrevam no Enem, em maio", informa Rabelo.

Fonte: Correio Braziliense