Fortaleza: Seminário debaterá Reformulação do Ensino Médio

Debater a reformulação do Ensino Médio, com destaque para os desafios ligados ao currículo e à formação dos estudantes. Com esse objetivo, acontece na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta sexta-feira, 19/4, a partir das 14h, o seminário "Currículo e Formação – Desafios para o Ensino Médio", promovido em parceria entre os mandatos dos deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e Artur Bruno (PT) e a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Professor Teodoro (PSD).

O seminário, realizado no Complexo das Comissões da Assembleia e aberto à participação de todos os interessados no tema, reunirá professores, pesquisadores e estudantes, com o objetivo de definir propostas a serem levadas à Comissão Especial para a Reformulação do Ensino Médio, da Câmara dos Deputados, para contribuir sobre o debate nacional quanto aos novos rumos do Ensino Médio. Coordenador dessa Comissão no Ceará, o deputado federal Chico Lopes atuou na articulação de diversas entidades e instâncias do Poder Público ligadas à educação e à juventude para participação no seminário desta sexta-feira.

"Vamos discutir o papel do Ensino Médio: o que ele tem sido e o que ele deve ser, no Ceará e no Brasil", ressalta Chico Lopes. "Há muitos anos o Ensino Médio tem sido tratado apenas como uma etapa para o acesso do estudante à universidade, Mesmo assim, apesar de toda a expansão das universidades nos últimos anos, apenas 12% dos alunos do Ensino Médio chegam ao Ensino Superior", ressalta o deputado. "Precisamos de um Ensino médio capaz de oferecer qualificação e perspectivas para o conjunto dos estudantes, incluindo os que hoje seguem diretamente para o mercado de trabalho, ou para cursos técnicos e de profissionalização".

Chico Lopes enfatiza a importância da ampla participação de professores, estudantes e pais no seminário desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa. "O seminário vai gerar um documento, a ser encaminhado à Comissão Especial para a Reformulação do Ensino Médio, com a contribuição do Ceará a esse debate nacional", ressalta

Palestrantes

O seminário contará, como palestrantes, com os professores Rejane Bezerra Andrade (UECE) e Enéas Arrais Neto (UFC). Ambos tratarão sobre a realidade e as perspectivas do Ensino Médio, do ponto de vista da formação atual e daquela que é necessária aos alunos, diante da realidade contemporânea.

Foram convidados a participar do seminário representantes das secretarias municipal e estadual de Educação, da Secretaria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, das comissões de Educação da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal, do sindicato Apeoc e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará, das universidades cearenses, entre outros.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)