John Kerry visita o Brasil para se encontrar com presidenta Dilma

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de 69 anos, prepara visita ao Brasil para os próximos dias. A data ainda está sendo fechada, mas será entre o final deste mês e a primeira semana de maio. A expectativa, segundo assessores brasileiros e norte-americanos, é que durante a passagem de Kerry por Brasília seja definida a primeira visita de Estado da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, o que deve ocorrer até dezembro.

Secretário de Estado dos EUA John Kerry - Reuters

Desde que assumiu o cargo, em fevereiro, Kerry conversou duas vezes, por telefone, com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Nos diálogos, trataram sobre o cenário internacional, especialmente a crise na Síria, que já dura dois anos.

No Brasil, Kerry quer conversar também sobre as questões das Américas: o futuro da Venezuela a partir da vitória de Nicolás Maduro na disputa pela Presidência do país e as necessidades do Haiti, por exemplo. Ele também quer tratar sobre as crises na Península Coreana, e em alguns países africanos.

Também estará em discussão durante a passagem de Kerry por Brasília a possível viagem de Dilma aos Estados Unidos. Será a primeira visita de Estado na gestão da presidenta. A viagem é considerada um marco por se diferenciar das demais, principalmente porque é reservada aos parceiros estratégicos dos norte-americanos.

Uma visita de Estado de um presidente da República envolve uma série de formalidades e eventos. Desde que assumiu o governo, em 2011, Dilma já esteve em território norte-americano e participou de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, cuja sede fica em Nova York.

Ainda não há uma data para a visita de Estado da presidenta. A expectativa é que durante a passagem de Kerry ao Brasil seja formalizada essa data. Uma das alternativas é que ocorra entre setembro e outubro.

Com informações da Agência Brasil