Talibãs do Paquistão negam relação com atentado em Boston

O Tehreek-e-Taliban (TTP), a principal organização insurgente no Paquistão, negou ter qualquer relação com as explosões que mataram três pessoas e feriram mais de 100 em Boston, Estados Unidos, na tarde de segunda-feira (15).

"Acreditamos nos ataques aos Estados Unidos e seus aliados, mas não estamos envolvidos neste", comunicou o porta-voz do TTP, Ihsanullah Ihsan, a meios de comunicação locais.

O grupo é acusado de um frustrado ataque a bombas em Times Square, centro de Nova York, no ano 2010.

Ontem, várias bombas foram detonadas durante a realização da maratona de Boston, um dos eventos esportivos mais importantes do país, o que pôs em estado de alerta todas as grandes cidades norte-americanas e evocou lembranças do ataque realizado em 11 de setembro de 2001.

"Não temos nenhuma ligação com este atentado, mas continuaremos tendo [os estadunidenses] como objetivo, onde e quando for possível", afirmou Ihsan.

O TTP é acusado de ter vínculos com o movimento guerrilheiro do Afeganistão e com a rede Al-Qaida, que luta contra as tropas dos Estados Unidos e das demais nações membros da OTAN que ocupam o país vizinho.

Fonte: Prensa Latina