João Derly participará de Fórum Internacional de combate à fome

Promovido pelo Instituto AME, o Fórum irá debater o esporte no combate à fome, além de apresentar estudos de caso de sucesso no Brasil e no exterior

joão derly - Flavia Lima Moreira

Tema universal, o combate à fome e à miséria será debatido em Porto Alegre, no próximo dia 27 de abril, numa promoção do Instituto Arte, Acessibilidade, Meio Ambiente e Educação – AME. A sexta edição do Fórum Internacional Integrando Meio Ambiente à Vida traz, como tema central, o esporte no combate à fome e contará com participações internacionais e de atletas gaúchos que se destacaram mundialmente no esporte, entre eles o vereador porto-alegrense e bi-campeão mundial de judô, João Derly.

A programação do Fórum tem confirmadas a participação Sr. Jean Michael Pivin, da Federação Francesa de Bancos Alimentares, apresentação de estudos de casos e de políticas públicas de combate à fome.

Para Noara Tubino, presidente do AME, o momento é ideal para debater o esporte contra a fome. “No mesmo período em que realizaremos o Fórum em Porto Alegre, na França ocorrerá um debate no mesmo sentido. Com a notícia veiculada no início do ano de que metade da produção de alimentos mundial é desperdiçada e quase 1 bilhão de pessoas sofre com a fome em todo o mundo, estamos todos alertas. Além disso, vivemos no Brasil a preparação a Copa do Mundo e temos exemplos de ídolos que superaram a pobreza e a fome através do esporte. A experiência deles enriquecerá nosso debate”, explicou.

O debate mundial – No mesmo período em que acontece o VI Fórum Internacional Integrando Meio Ambiente à Vida em Porto Alegre, na França acontece a Assembléia Geral Ordinária da Federação Europeia dos Bancos Alimentares (27/04). Um dos temas que será abordado na Europa é o mesmo abordado em Porto Alegre: o desenvolvimento de políticas de ajuda alimentar aos países mais pobres fornecidas pela Comissão Europeia. Segundo Alain Seuge, vice-presidente da Federação, o orçamento da União Europeia para os próximos sete anos pode representar uma forte redução nessa ajuda, o que poderá atingir 50% dos montantes atribuídos pela União Europeia. Esta mudança poderá, de acordo com Seuge, afetar todos os Bancos de Alimentos na Europa, especialmente os países do leste europeu, onde as necessidades são maiores.

Exposição “5 Sentidos” apresentará fotos em relevo de atletas – Durante a programação do Fórum, ocorre a exposição “5 Sentidos”. A exposição é composta por maquetes táteis e fotos em relevo da Planta de localização do Centro Histórico de Porto Alegre, da maquete Volumétrica do Centro Histórico de Porto Alegre, da maquete Cais Mauá, da maquete Sport Clube Internacional. A mostra traz, ainda, fotografias em matrizes em relevo com o tema “Os Desafios do Esporte” com fotos dos atletas João Derly (primeiro brasileiro bi-campão mundial de judô), Daiane dos Santos (primeira entre homens e mulheres a ganhar medalha de ouro em um mundial de ginástica olímpica) e Paulão (que fez parte da primeira equipe brasileira a ser campeã olímpica de vôlei). A exposição possibilita o entendimento estético de aspectos da cultura e artes que, sem os recursos da acessibilidade, seria inacessível aos portadores de necessidades especiais. “5 Sentidos” faz parte da programação do VI Fórum Internacional Integrando Meio Ambiente à Vida, que acontece no dia 27 de abril, numa promoção do Instituto Arte, Acessibilidade, Meio Ambiente e Educação – AME, no Palácio da Justiça.

A inauguração está marcada para o dia 26 e abril, às 18h30min. Outra novidade é a audiodescrição de todas as maquetes e fotografias expostas. O projeto, que trata a sensoriedade humana como um todo, tem como objetivo ampliar a integração estética, artística e cultural de uma significativa parcela da sociedade.

Segundo o vereador João Derly, a iniciativa é muito importante e coloca Porto Alegre no centro de um debate fundamental. "Porto Alegre tem, de acordo com o Censo de 2010, 13.642 que ganham, por mês, menos de R$ 70. Não é possível que aceitemos milhares de pessoas vivem em situação de extrema pobreza. Acredito no esporte como uma ferramenta de inclusão social, que gera expectativas de vida e de superação. Aprendi muito com o judô e acredito que milhares de crianças e jovens podem mudar o rumo de suas vidas pelo esporte", afirmou.

VI Fórum Internacional Integrando Meio Ambiente à Vida: o esporte contra a fome
Data: 27 abril
Hora: 8h30min
Onde: Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55 – ao lado do Theatro São Pedro)
Realização: Instituto AME