Plenária em Americana reuniu 19 cidades da macroregião

No dia 14 de abril foi realizada plenária do PCdoB da macrorregião de Americana com o objetivo de discutir o projeto político do partido para 2014 e a mobilização da militância local para o 13º Congresso que acontecerá no final de 2013.

plenaria americana davi ramos - Bruno Prado

A atividade recebeu um público de aproximadamente 100 pessoas, incluindo dirigentes e militantes de 19 cidades da região. A mesa coordenadora dos trabalhos foi formada pelos dirigentes Davi Ramos (Americana), Niraldo Siqueira (Sumaré), Marcelo Cardia, da secretaria de Organização do Comitê Estadual do PCdoB/SP.


Marcelo Cardia (gesticulando), do Comitê Estadual, faz exposição

Além de Davi Ramos, que é secretário municipal de Habitação de Americana, a mesa também foi constituída pelas secretárias municipais Talita De Nadai (titular da pasta de Ação Social de Americana), Tânia Mara (titular da pasta de Educação de Santa Bárbara D’oeste) e Adriana Mara (titular da pasta de Meio-Ambiente de Cordeirópolis). As gestoras também são dirigentes do PCdoB nas respectivas cidades.

A reunião teve como tema principal os informes sobre as eleições 2014 e o posicionamento do PCdoB em construir uma chapa própria de candidatos a deputado estadual. Também foi destacado o compromisso dos comitês municipais em redobrar esforços para o PCdoB eleger a partir de três deputados para a Câmara Federal.

O fortalecimento dos organismos de base nos municípios foi outro assunto tratado na plenária em que se ressaltou a necessidade de mobilização da militância, através de assembleias em bairros, reuniões de apresentação do partido como esforços de preparação para as etapas municipal, estadual e nacional do 13º Congresso do PCdoB.

“Temos a obrigação de expandir o partido, não somente em número de filiados, mas levando a todos um estudo e reflexão a respeito do Programa Socialista para o Brasil do Partido Comunista”, afirmou Davi Ramos. Segundo ele, é dever do PCdoB fazer chegar ao povo a postura política e as bandeiras que o partido defende.

“Devemos formar novos quadros, não podemos ter receio em discutir com o povo, sejam questões de âmbito municipal ou estadual. É nosso dever, de todo militante do Partido Comunista, fazer chegar ao povo a visão progressista, democrática e de desenvolvimento do PCdoB, visão essa que vai ao encontro do anseio popular.

Foi reforçado para os dirigentes que ocupam cargos nas administrações municipais a necessidade de participação no Encontro Institucional que o PCdoB de São Paulo realizará neste sábado (20) na cidade de Jundiaí, das 9 às 18h.

Partido forte e sintonizado com os temas nacionais

O encontro também abriu espaço para o compartilhamento de ações que aconteceram na Câmara Municipal de Cordeirópolis e em Nova Odessa. No primeiro caso, o vereador Perci (PCdoB) aprovou o feriado municipal do dia da Consciência Negra, que acontece no 20 de novembro.

O presidente do PCdoB de Nova Odessa, Tiago Lobo, que também é secretário de Habitação do município, anunciou a assinatura de um convênio entre o município e a Caixa Econômica Federal para a construção de 600 moradias.

Filiação

Liderança política de Santa Bárbara e ex-vereador na cidade, Jorge Silva filiou-se ao PCdoB na noite da plenária. Teve a ficha de filiação assinada pelo secretário de Organização do Comitê Estadual, Marcelo Cardia.


Jorge Silva (camisa escura) se filia ao PCdoB

Participaram da plenária representantes dos comitês estaduais e militância comunista das cidades de Leme, Hortolândia, Americana, Porto Ferreira, Santa Bárbara d´Oeste, Piracicaba, Nova Odessa, Rio das Pedras, Jaguariúna, Araras, Limeira, Arthur Nogueira, Sumaré, Charqueada, Rio Claro, Santa Gertrudes, Iracemápolis, Paulínia e Engenheiro Coelho.

De São Paulo, Railídia Carvalho com informações de Widnes Pigatto Junior e Suely Torres, do PCdoB de Americana