Chefes de Estado da Unasul respaldam eleição de Nicolás Maduro

O Conselho de chefes e chefas de Estado da União de Nações Sul-americanas (Unasul) reuniu-se em Lima entre a noite da quinta (18) e as primeiras horas da sexta-feira (19) e respaldou a eleição do presidente venezuelano Nicolás Maduro. O organismo instou todos os setores que participaram das eleições a respeitar os resultados oficiais.

A reunião de cúpula, convocada pelo presidente peruano, Ollanta Humala, se iniciou às dez da noite no Palácio do governo em Lima e se estendeu até 1h00 desta sexta. No encontro foi aprovado um comunicado ressaltando que “qualquer reclamação, questionamento ou procedimento extraordinário” que algum dos participantes do processo eleitoral solicite, “deverá ser canalizado e resolvido dentro do ordenamento jurídico vigente e da vontade democrática das partes”.

O pronunciamento foi aprovado na reunião extraordinária do bloco, com a presença de chefes e chefas de Estado, que analisaram a situação política na Venezuela, onde a eleição de Nicolás Maduro como presidente por estreita margem de votos motivou acusações de fraude eleitoral por parte do candidato opositor, Henrique Capriles.

Segundo o comunicado, a Unasul toma nota positiva da decisão do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela de implementar uma metodologia que permita a auditoria do total das mesas eleitorais.

Igualmente, faz um chamado para que cesse todo ato de violência que ponha em risco a paz social venezuelana, e se solidariza com os feridos e as famílias das vítimas fatais dos atos de violência registrados na última segunda-feira (15).

Nesse marco, os chefes de Estado apelam ao diálogo que permita contribuir para preservar o clima de tolerância em benefício de todo o povo venezuelano, e decidiram designar uma comissão da Unasul para acompanhar a investigação dos fatos violentos ocorridos em 15 de abril.

“Com esta decisão tomada por consenso, queremos expressar a posição da Unasul de que sempre estaremos na tarefa de acompanhar, fortalecer e cooperar com os processos em curso e pelo fortalecimento da democracia que hoje vivemos na região da América do Sul”, assinalou o presidente peruano Ollanta Humala ao encerrar o encontro.

A reunião contou com a participação do presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, que fez uma exposição sobre os fatos em desenvolvimento no seu país.

“A ideia e o espírito da Unasul é contribuir e cooperar para a solução dos problemas que possam afetar a democracia”, destacou Ollanta Humala.

Além de Humala e Maduro, participaram da reunião os presidentes da Bolivia, Evo Morales; do Chile, Sebastián Piñera; da Argentina, Cristina Fernández; do Uruguai, José Mujica; da Colômbia, Juan Manuel Santos; e do Brasil, Dilma Rousseff.

Participou também o vice-presidente do Equador, Jorge Glas, representando o presidente Rafael Correa, que se encontra na Europa em visita oficial.

Com Andina