Frente Guasu denuncia fraudes eleitorais no Paraguai

Faltando apenas um dia para as eleições presidenciais no Paraguai, a Frente Guasu – coalizão do ex-presidente Fernando Lugo – protocolou denúncias de fraude eleitoral no Ministério Público Paraguaio. De acordo com o advogado da Frente, Nelson Martinez, estão acontecendo fraudes gravíssimas em três departamentos que atingem diretamente a coalizão.

De Assunção, Mariana Serafini, especial para o Vermelho

Durante coletiva de imprensa, o advogado mostrou as denúncias protocoladas no Ministério Público. No departamento de Amambay mais de 240 fiscais eleitorais não puderam retirar suas credenciais. O prazo para solicitar as credenciais era 10 de abril, a Frente Guasu fez a solicitação no dia 3, mas o documento foi alterado e agora marca dia 12, ou seja, dois dias depois que o prazo já havia encerrado.

Com a falsificação de documentos, todo o departamento de Amambay pode ficar sem fiscais da Frente Guasu durante as eleições. “Qualquer pessoa pode ver o que está acontecendo na mesa de votação, mas só o fiscal pode interferir no processo se estiver acontecendo fraude, agora estamos como em uma partida de futebol onde muitos gritam, mas nada acontece”, disse o advogado.

Em outros dois distritos, Caaguazu e Itapúa, acontece uma fraude diferente, os fiscais não estão conseguindo retirar suas credenciais junto à Justiça Eleitoral. Questionado sobre de que forma isso está acontecendo, Martinez apenas afirmou “sofremos um golpe parlamentar, muita coisa é possível”. Ele não sabe responder qual a justificativa da Justiça Eleitoral para não entregar as credenciais. Há um dia do “Dia D”, como estão chamando por aqui, a Frente Guasu não tem perspectiva de como o caso será resolvido.

Ainda assim, o processo eleitoral paraguaio contará com grande presença de Comissões
Observadoras Internacionais, entre elas, MOE (Missão de Observações Eleitorais da União Europeia), Observadores Internacionais de Unasul, OEA (Organização de Estados Americanos)
e Uniore(União Interamericana de Organismos Eleitorais).

Pela manhã,  Aníbal Carrillo – candidato à presidência – reuniu-se com cerca de 30 observadoresinternacionais, agradeceu a participação e afirmou que são fundamentais para o sucesso das eleições. “Vivemos um período pós golpe, a situação está complicada, precisamos lutar pela democracia, vamos fazer o possível para que essas eleições sejam limpas”.

O Clima em Assunção é calmo, as campanhas foram encerradas nesta sexta (19) e agora os candidatos cumprem agenda com a imprensa e movimentos sociais. Acredita-se que a disputa será acirrada entre os dois candidatos da direita, o Colorado Horácio Cartes e Efrain Alegre do PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico).

Lugo quebrou o ciclo de 61 anos de governo do partido Colorado, mas com minoria no Congresso e no Senado sofreu o golpe parlamentar. Dessa vez a Frente Guasu corrige o erro e
não tem ligação alguma com partidos da direita, desenvolveu um projeto próprio de governo e
aposta alto em aumentar a representatividade no Poder Legislativo.