Venezuela adianta preparativos para auditoria da votação

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, máxima autoridade do país nesta matéria, avançou neste sábado (20) nos preparativos para ampliar a auditoria das máquinas de votação utilizadas nas eleições de 14 de abril.

Segundo autoridades do CNE, a verificação ampliará o número de máquinas de votação que serão auditadas e para isso se tomarão mostras aleatórias de 46 por cento daquelas pendentes de revisão.

Os regulamentos eleitorais venezuelanos estabelecem uma verificação de 54 por cento desses dispositivos uma vez finalizado o processo de sufrágio.

Na última quinta-feira (18), procedeu-se à verificação de 0,5 por cento dos equipamentos (235 unidades), em um procedimento que deixou como saldo uma margem de erro de zero.

Tibisay Lucena, presidenta da instituição, indicou que a ampliação aprovada permitirá certificar uma vez mais o funcionamento adequado da plataforma eleitoral.

A servidora pública descartou que isso represente uma recontagem de votos, pois no caso da Venezuela as eleições são automatizadas, de acordo com o estabelecido pela Constituição.

Com isso, esclareceu sobre informações que circularam para evitar falsas expectativas e distorcer o verdadeiro sentido de uma revisão que faz parte das auditorias.

Cabe destacar que no marco do processo eleitoral foram executadas 18 revisões em diversas fases, todas exitosas e com a participação dos técnicos das organizações políticas.

Prensa Latina