Grupo Mídia Periférica debate situação dos bairros de Salvador

Para celebrar o dia 23 de Abril, Dia Municipal das Periferias de Salvador, será realizada mais uma edição do projeto Diálogos das Juventudes de Periferia. O evento acontecerá na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, às 18h, no bairro dos Barris, em Salvador. A iniciativa é promovida pelos jovens comunicadores do grupo Mídia Periférica.

O evento contará com debates em comemoração à data. De acordo com a produção do projeto, a expectativa é que sejam elaboradas demandas para encaminhar à Câmara de Vereadores e que no próximo ano, o dia 23 de abril, seja uma data onde ocorram diversas manifestações na cidade voltadas à cultura de periferias e assistência dos moradores das comunidades.

Já no sábado (27/4), ocorrerá uma intervenção urbana com grafite nos muros da Rua Maria Antonieta, no bairro de Cajazeiras XI. A partir das 18h, acontece uma sessão de cinema ao ar livre com o filme “5X Favela – Agora por Nós Mesmo”. Após a apresentação, será realizado um debate com a fotógrafa Nara Gentil e o jovem comunicador e morador da comunidade, Enderson Araújo.

Data

A eleição do dia 23 de abril como o Dia Municipal da Favela, do Subúrbio e da Periferia foi resultado de um projeto da ex-vereadora Leo Kret, aprovado pela Câmara, em 2009. A referência é em homenagem ao surgimento do Bairro da Paz que, em 23 de abril de 1982, se tornou uma ocupação urbana.

Inicialmente denominado de invasão das Malvinas, em virtude dos conflitos da época, entre a Inglaterra e a Argentina, pela disputa das Ilhas Falklands, a ocupação recebeu uma violenta repressão policial e uma forte pressão da administração municipal e estadual.

Na década de 90, as primeiras reivindicações populares começaram a ser atendidas dando ao local, características de bairro: instalação de telefones públicos, transporte coletivo, rede de energia, implantação de escola, posto de saúde. Em 1992, entidades ligadas à Igreja Católica, que acompanharam o processo de ocupação, sugeriram um plebiscito para a mudança do nome do bairro, que passou a se chamar Bairro da Paz.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Correio Nagô