Meteoro cai na Argentina, confirmam astrônomos

 "Uma bola de fogo iluminou a noite", descreveram argentinos na madrugada do último domingo (21), quando por volta das 3h da madrugada uma espécie de explosão iluminou o céu – de forma semelhante ao que aconteceu no dia 15 de fevereiro na Rússia, quando um meteorito caiu na a região dos Urais.

O fenômeno pode ser visto nas províncias de Tucumán, Chaco, Corrientes, Formosa e Catamarca. Sergio Toscano, diretor de Investigações Astronômicas e Espaciais da província de Misiones, afirmou que se trata de um meteoro, parte da chuva Liríadas, que chegou ao seu ápice entre o final de domingo e o início da madrugada de segunda-feira (22).

Especialistas do site Spaceweather afirmaram que "a Terra está entrando em uma corrente de resíduos do antigo cometa Thatcher, fonte da anual chuva de meteoros Liríadas. Em geral, a chuva é leve (10 a 20 meteoros por hora)".

A chuva de meteoros é causada pelo rastro da passagem do cometa. Os detritos da pedra de gelo ficam pelo caminho e, quando a Terra passa por esse rastro, eles queimam na entrada da atmosfera e viram os meteoros.

Participante de um show gravou, pelo celular, o momento que o meteorito caiu. Veja abaixo:



Fonte: Terra