Emdec leva debate sobre Mobilidade Urbana ao 'Jovem.com'

Para promover a educação no trânsito e a Mobilidade Urbana sustentável, educadores da Gerência de Educação e Cidadania da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) se reuniram com integrantes do programa Jovem.com da Prefeitura na segunda-feira (22/04).

Durante a palestra, que se transformou em debate, o grupo estudou conceitos de Mobilidade Urbana e os fatores ligados a ela, como segurança, acessibilidade, fluidez e qualidade de vida. Os participantes também puderam dar opiniões sobre o trânsito.

“A questão da Mobilidade Urbana nos leva a pensar sobre questões sociais, igualdade e relações interpessoais”, avaliou a analista de Educação da Mobilidade da Emdec, Mariângela Pereira.

O estudante Pedro Tozzeto Neto, 17, aprovou o debate: “A palestra ajudou na conscientização e reflexão sobre nossas ações. A mudança parte sempre da gente. A partir dessa diferença de atitude, podemos melhorar muitas coisas”.

O programa Jovem.com busca, desde 2006, promover a inclusão social de jovens de 15 a 29 anos, inicialmente a partir da inclusão digital. Em 2010, o programa foi reestruturado e organizado em dois projetos, com objetivos e bolsas específicas: Jovem.com – Cultura Digital e Jovem.com – Cidadania.

O Jovem.com – Cultura Digital inclui:

a) Rede de telecentros
Atende às comunidades, oferecendo acesso livre à internet e atividades pedagógicas de capacitação, com oficinas de informática, vídeo, fotografia e outras propostas referentes à cultura digital.

b) Bolsa e formação dos jovens níveis A e B
Oferece bolsa, qualificando para o atendimento à comunidade e gestão dos telecentros.

c) Formação de multiplicadores culturais
Estimula atividades junto à comunidade para o desenvolvimento local nas diferentes áreas da cultura digital.

Já o Jovem.com – Cidadania desenvolve projetos específicos voltados a jovens com maior vulnerabilidade social, ofertando bolsas níveis C e D agregadas a atividades de formação socioeducativas/comunitárias.

Informações pelos telefones (19) 2116-0759 e 2116-0753.

De Campinas, com informações do portal da Emdec. Texto de Lucas Israel