Manifestação pediu 100% dos royalties do petróleo para a educação

Uma grande manifestação a favor de mais recursos para a educação, com a bandeira de destinar ao setor 10% do PIB, 50% do Fundo Social do Pré-sal e 100% dos royalties do petróleo, reuniu milhares de pessoas no Centro de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira, 25/4, Dia Nacional de Mobilização pela Educação.

Estudantes, professores, líderes estudantis, dirigentes de associações e sindicalistas de diversas categorias participaram da grande passeata, mobilizada pelo Sindicato Apeoc e por entidades como a UNE e a UBES, entre outras, com o apoio de parlamentares como o deputado federal Chico Lopes e o senador Inácio Arruda, ambos do PCdoB, para marcar o apoio da capital cearense a mais fontes de financiamento para a educação.

Discursando do trio elétrico que puxou a passeata, iniciada na Praça da Bandeira, em frente à Faculdade de Direito da UFC, e concluída na Praça do Ferreira, o deputado Chico Lopes lembrou a luta para aprovar avanços para o setor educacional no Brasil, no novo PNE, Plano Nacional de Educação.

"O PNE, que ainda lutamos para ver aprovado, traz conquistas importantes pra educação no Brasil, pra professores, pais e alunos. Mas essas conquistas só vão sair do papel se tivermos mais dinheiro para a educação. Por isso precisamos dos 100% dos royalties do petróleo, dos 50% do Fundo Social do pré-sal, dos 10% do PIB. Essa é a conta para uma educação de mais qualidade", afirmou Chico Lopes.

O senador Inácio Arruda destacou a importância dos 100% dos royalties do petróleo para a educação. "Para isso, temos que lutar em três frentes: no Governo Federal, no Congresso Nacional e também na Justiça, em que o STF, com uma liminar, suspendeu a partilha mais igualitária dos royalties do petróleo entre os estados brasileiros", ressaltou Inácio. "Essa grande manifestação é uma prova de que os estudantes e professores, que o povo de Fortaleza, está conosco, firme nessa luta".

Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, dos professores das redes municipais e estadual de ensino, coordenou, do trio elétrico, a participação de lideranças dos professores e estudantes, de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana. Em ritmo de rap, lideranças como Ivo Braga, vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes, puxaram a manifestação popular em prol de mais fontes de financiamento para a educação.

A grande passeata contou com apoio da população, concretizado na forma de contribuições ao abaixo-assinado por 100% dos royalties do petróleo para a educação. Milhares de assinaturas foram coletadas na Praça do Ferreira. Estudantes e professores de municípios da Região Metropolitana de Fortaleza também levantaram a voz, em defesa de mais recursos, para uma educação pública de mais qualidade.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)