Chico Lopes fala da luta política no programa do Falcão 

Um bate-papo bem humorado, ao melhor jeito cearense, sobre política, educação, Fortaleza de ontem e de hoje e o dia a dia da luta em Brasília por melhorias para a vida do povo. Assim foi a gravação do programa "Leruaite", apresentado pelo "brega-star" Falcão, na TV Ceará, tendo como entrevistado o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) como. O "talk-show", que abordou diversos temas, sempre com muita descontração, que foi ao ar nesta quarta-feira (24) pode ser visto na internet.

"Foi muito bom conversar com o Falcão, com todo o clima de descontração do programa dele, contando histórias de Fortaleza, da nossa relação com a cidade e com as pessoas, e mostrando que também se pode falar de política de uma forma leve, com bom humor", avaliou Chico Lopes, após a gravação do programa, que já recebeu convidados como o governador Cid Gomes e o cantor e compositor Raimundo Fagner.

Ao longo da entrevista, entremeada pelos irreverentes quadros do programa, Chico Lopes falou sobre a infância em uma Fortaleza bem diferente da metrópole de hoje (trabalhando em diversas funções, de jornaleiro a vendedor do açúcar Pimentel, "mais doce do que mel"); sobre seu ingresso no PCdoB ("Quando entrei na Faculdade, em 1968"); a luta contra a ditadura militar, período em que sofreu com perseguição e tortura; a atuação como liderança dos trabalhadores até a eleição para o primeiro mandato parlamentar – há 30 anos, como vereador de Fortaleza.

Chico Lopes destacou o orgulho de pertencer ao mesmo partido em que ingressou em 1968. "A democracia passa por escolhas políticas. E nós, comunistas, temos um lado: o do desenvolvimento do País, da distribuição de riqueza, da melhoria na educação", ressaltou. "Comunista é uma coisa comum a todos. De partilhar, de ter respeito ao seu semelhante".

Entre outros temas, como o reconhecimento aos direitos dos trabalhadores domésticos, a luta pela educação de qualidade e os desafios de atuar no Congresso Nacional, Chico Lopes e Falcão costuraram uma boa prosa. Com direito até a surpresas musicais, a conferir no programa.

"Você, Chico, é um dos poucos caras que foi eleito sem gastar dinheiro, por um partido pequeno e tendo saído lá do bairro do Pirambu. Isso é um negócio extraordinário nos dias de hoje", comentou Falcão. "Sou seu fã".

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes