Irã anuncia que comitê sobre crise síria deve reunir-se em breve 

O chanceler iraniano Ali Akbar Salehi, anunciou que o comitê criado para buscar uma saída política ao conflito na Síria planeja reunir-se em breve, de acordo com uma fonte persa oficial que deu as informações nesta segunda-feira (29), em Teerã, capital do Irã.

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Ali-Akbar Salehi - Getty images

“Entramos em conato com os demais membros [do comitê], Egito, Turquia e Arábia Saudita para incrementar os esforços diplomáticos, para acharmos uma solução à crise síria, e oferecemos nosso país como sede”, disse o titular à agência oficial Fars, depois de um encontro com seu homólogo da Guiné Bissau, Faustino Fudut Imbali, que visitava o Irã.

O oficial ressaltou que seu país assistirá a qualquer reunião que se convoque, sem importar a sede.

Neste domingo (28), o presidente persa Mahmoud Ahmadinejad, reuniu-se em Teerã com o presidente do Egito, Mohamed Mursi, para discutir a iniciativa pacificadora, de acordo com reportagens do Cairo (capital egípcia), que os meios de comunicação persa abstiveram-se de mencionar.

Mursi visitou a Rússia em meados de abril e encontrou-se com seus anfitriões para também debater o tema sírio.

O comitê, integrado por quatro membros (Irã, Egito, Turquia e Arábia Saudita), se reuniu no Cairo em setembro passado, e semanas depois na sede da ONU, em Nova York, mas desde então as conversações estão paralisadas.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho