Ocupe Estelita promove ato no Cais e atrai público no domingo

O Cais José Estelita, no bairro de São José, área central do Recife, foi tomado por centenas de pessoas durante o domingo (28) que estavam lá para participar do Ocupe+1, movimento em celebração ao primeiro ano de criação do Direitos Urbanos (DU), grupo que reúne interessados em debater o planejamento da cidade.


Ocupe Estelita no domingo (28) / foto: Nathalia Verony-divulgação

Outros coletivos também estiveram prensentes nas exposições, oficinas, shows e apresentações culturais oferecidas pela programação do ato.

O Direitos Urbanos entrou em atividade para questionar e contratpor as propostas do Novo Recife, projeto de um consórcio privado que prevê a construção de 13 torres de até 40 pavimentos no Cais José Estelita, uma área histórica da capital pernambucana. Mesmo sob protestos, o projeto foi aprovado, segundo o DU, sem a realização do Estudo de Impacto de Vizinhança e de Impacto Ambiental.

"Mas essa é a aprovação apenas do projeto inicial de arquitetura, ele ainda vai passar pelo licenciamento e outras etapas. E eu sinto que o governo municipal está um pouco mais aberto a discussão por conta da nossa mobilização, tanto é que, diferente da posição tomada no início do ano, a prefeitura diz agora que vai estudar o Novo Recife", lembrou o professor de filosofia Leonardo Cisneiros, membro do DU.


foto: Coletivo Surto e Deslumbramento

Leonardo destaca, por exemplo, o engavetamento neste semestre da construção dos viadutos na Avenida Agamenon Magalhães, projeto que também foi alvo de críticas por parte do DU.

"[A luta contra] o Novo Recife realmente é o nosso símbolo, mas queremos ampliar a discussão sobre os rumos da cidade, a queremos mais inclusiva, participativa. Uma das nossas vitórias nesse primeiro ano foi aumentar a participação da população nesses debates e mostrar para a prefeitura que é preciso diálogo", falou.

Fonte: G1