Irrigante pede ajuda a deputado para reduzir tarifa de energia  

O deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI) se comprometeu a defender junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel) e ao Governo do Piauí solução para o alto valor da conta de energia paga nos projetos de irrigação do Piauí. Esta semana ele se encontrou com representantes dos irrigantes de Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos e diretores da Eletrobrás para tratar da revisão da tarifa de energia.

Irrigantes pedem ajuda a deputado para reduzir tarifa de energia - Divulgação

O deputado solicitou a criação de um grupo de trabalho para estudar a situação e verificar quais as mudanças necessárias para tornar o projeto de irrigação do Piauí mais competitivo. Os irrigantes usam como parâmetro positivo a tarifação praticada nos projetos da Bahia e Ceará. “Buscaremos informações junto aos órgãos competentes do Ceará para que possamos defender benefícios iguais”, disse Osmar Júnior.

O diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Piauí, Marcelino Machado, disse que a empresa não tem autonomia para mexer em tarifa, já que a Anel é que regula o benefício. E que, no Piauí, o ICMS de 25% encarece o valor final da conta de luz.

O deputado Osmar se comprometeu também de buscar junto ao Governo do Estado um novo modelo de apoio aos irrigantes. “Vamos tratar do problema com o governador Wilson Martins, solicitar uma revisão dos encargos para garantir uma maior competitividade, tenho certeza que ele buscará uma saída”, ressalta.

Os Perímetros Irrigados do Piauí – Platôs de Guadalupe, em Guadalupe, e Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, produzem, por irrigação, frutas orgânicas em escala comercial. Os colonos produzem em grande escala banana, manga, goiaba, maracujá, melancia, abóbora, feijão e milho.

Da Redação em Brasília