Chanceler iraniano viaja à Jordânia para tratar crises regionais

O chanceler do Irã Alí Akbar Salehi viaja nesta segunda-feira (6) ao Reino Hachemita da Jordânia para uma visita oficial de dois dias. Está na agenda a discussão da crise na Síria e de outros temas regionais e internacionais, para além do fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, segundo um comunicado difundido pela agência oficial persa Mehr.

O anúncio da visita segue o ataque aéreo israelense da véspera, contra instalações militares sírias, o que introduz um novo elemento de complicação à crise no país árabe, que tem fronteira com a Jordânia.

O Irã tenta reativar um grupo de contato quatro partes proposto recentemente, integrado em 2012 a uma iniciativa do presidente egípcio Mohamed Mursi, e conformado, além dos Irã e do Egito, pela Turquia e pela Arábia Saudita.

O chanceler Salehi anunciou no passado 29 de abril que seu país entrou em contato com os governos egípcio, turco e saudita para convocar uma reunião deste grupo.

Altos funcionários dos quatro países realizaram uma reunião no Cairo, capital do Egito, em novembro passado, mas outro encontro convocado para a sede central da ONU, em Nova York, dias depois, foi realizado sem a presença de representantes sauditas.

A Arábia Saudita absteve-se também de participar do contato realizado no Cairo em fevereiro passado, em paralelo com a cimeira anual da Organização para a Cooperação de Países Islâmicos.

Com Prensa Latina