Escola de Formação do PCdoB de Ijuí/RS retoma suas atividades

Aconteceu entre os dias 3 e 5 de maio o Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo Nível 1, realizado pelo PCdoB de Ijuí. O curso traz noções gerais sobre a teoria marxista e é uma das etapas de formação do militante do Partido. 

Primeira turma do ano de 2013 da Escola de Formação de Ijuí, no Rio Grande do Sul.


Em Ijuí a Escola Municipal de Formação foi reorganizada e retomou as suas atividades no mês de abril, a princípio realizando os Cursos do Programa Socialista. O CPS é um curso básico em vídeo. “Retomamos o processo de formação de nossa militância realizando o CPS e convidando pessoas a conhecerem o Partido, se filiarem e também ampliarem seus conhecimentos participando do curso de nível 1”, explicou Ângelo Schiavo, presidente do PCdoB de Ijuí.

No processo de organização da formação, foram realizados 4 Cursos do Programa Socialista, com a participação de 26 pessoas, dentre estas 11 não filiados. Houveram duas filiações após a realização do CPS. “Estamos trabalhando com o CPS para buscar maior participação da militância no curso de nível 1, além de buscarmos filiações. Queremos realizar outro curso de nível 1 no segundo semestre, antes de nossa conferência municipal”, disse Ângelo.

Débora Mass foi convidada ao curso realizando o CPS. Foi o seu primeiro contato com o Partido. “Achei a metodologia muito boa, bem dinâmica e os instrutores são qualificados, que transmitiram as informações com clareza”. Para Débora, a maior dificuldade foi a carga horária em um final de semana todo. “Sugiro que se pense em fazer o curso em dois sábados ou em dois domingos”.

O curso de nível 1, nesta retomada, teve a participação de 8 pessoas e mobilizou 8 professores para 6 temas, todos com formação em nível 2 ou 3: Filosofia (Luiz Etevaldo e Nilo Fricke), Estado e Classes Sociais (Alisson Legonde e Arnildo Moscato), Emancipação das Mulheres (Rosane Simon), Economia (Junior Piaia e Agenor Castoldi), Socialismo (Adriano Schröer) e Partido (Ângelo Schiavo).

“É um desafio muito grande preparar e formatar do curso. Atingimos nosso objetivo principal que era dar início a esta retomada das atividades da Escola Municipal de Formação e agora seguiremos com a estratégia de intensificar e massificar o CPS visando a uma maior participação no curso de nível 1 no segundo semestre, que certamente estará melhor na medida em que esta experiência nos traz lições e sugestões novas que usaremos neste sentido”, conclui Ângelo Schiavo.

Ângelo informa que ainda nesta semana, um Curso do Programa Socialista acontecerá na cidade de Braga, onde o PCdoB foi recém-criado.


Matéria atualizada em 04.01.2017, às 14:55 horas,  por solicitação de uma participante do curso que pediu para retirar sua declaração.