Secretário de Estado dos EUA visita Rússia para temas tensos

O secretário de Estado dos EUA John Kerry inicia nesta terça-feira (7) a sua primeira visita de trabalho à Rússia, para examinar com as autoridades do país temas candentes da atualidade internacional, como o conflito na Síria, e assuntos da agenda bilateral.

Kerry se reunirá com seu homólogo russo, Serguei Lavrov, e ainda nesta terça será recebido no Kremlin (sede do governo russo) pelo presidente Vladimir Putin, segundo confirmou o porta-voz presidencial, Dmitri Peskov.

Desde a sua nomeação, no passado fevereiro, o secretário de Estado celebrou vários encontros com o chanceler Lavrov (em Berlim, Bruxelas e Londres), e nenhum deles originou mudanças nos temas que marcam as grandes discrepâncias nas relações russo-estadunidenses.

A intensidade dos intercâmbios das últimas semanas corrobora as brechas existentes no diálogo entre Moscou e Washington em torno às questões de segurança estratégica como, o escudo antimísseis, e sobre a Carta das Nações Unidas e o direito internacional, em relação às pressões que os EUA e seus aliados ocidentais exercem sobre a crise síria.

A administração do presidente Barack Obama publicou em abril uma lista de 18 pessoas sujeitas a terem seus vistos negados e seus bens congelados nos EUA, sob o ato legislativo Magnitsky Act, aprovado pelo Congresso no ano passado. O ato foi respondido pela Rússia com revolta e com uma lista igual, com nomes de 18 estadunidenses.

Analistas coincidem ainda sobre a afirmação de que as relações bilaterais estão no pior momento dos últimos anos, pois além do incômodo tema do escudo, para o Kremlin, a aprovação da lei sobre a Lista Magnitsky elevou a retórica de confrontação.

Ao parecer, também a postura da Rússia sobre uma saída negociada à crise síria representa um entrave aos planos geopolíticos da Casa Branca na região.

Lavrov disse que o cessar imediato da violência e o inicio do processo de diálogo político são a única alternativa de solução ao conflito armado que esta nação vive desde março de 2011.

Por outro lado, a visita de Kerry a Moscou supõe uma resposta do Kremlin à carta entregue a Putin no mês passado pelo conselheiro de Segurança Nacional do presidente Obama, Thomas Donilon, que contém, segundo a imprensa nacional, algumas propostas sobre os planos para o escudo antimísseis dos Estados Unidos na Europa.

A visita de Kerry se estenderá de 7 a 8 de maio, segundo confirmação da Chancelaria russa.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho