Entidades repudiam demissões em massa nas TVs Ceará e Diário

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público repudiar as demissões em massa ocorridas nas TVs Ceará e Diário. Pelo menos 70 pessoas foram demitidas, entre jornalistas, radialistas e trabalhadores de outras categorias, sendo 20 na emissora do Governo do Estado (Canal 5) e 50 na empresa do Sistema Verdes Mares (Canal 22).

Segundo informações da base, os desligamentos na TV Diário foram motivados pelo cancelamento de nove programas: "M. de Moda", "Ao som da viola", "Ação e Reação", "Encontro Marcado com Egídio Serpa", "Teveneno", "Zoeira", "Vaquejada", "Questão Aberta" e "Tarde Livre". Cinco jornalistas foram dispensados. O motivo alegado foi a "readequação da programação para atender ao público".

Na TVC, as demissões ocorreram em vários departamentos, não apenas na redação. O motivo alegado foi o excesso de funcionários terceirizados. Pelo menos um repórter, um editor de imagem e um cinegrafista foram dispensados. Comenta-se que uma empresa terceirizada faliu e houve dificuldade em pagar os profissionais contratados. Apesar da situação, o Estado não cogita realizar concurso público para preencher vagas na emissora.

As demissões acontecem em meio à Campanha Salarial 2013 do segmento de mídia eletrônica. E o motivo de crise financeira não pode ser alegado para os cortes de pessoal. De acordo com informações do Projeto Inter-Meios, as emissoras nordestinas faturaram R$ 2,5 bilhões em anúncios publicitários no ano passado. O volume representa incremento de 9,12% em relação ao montante faturado em 2011.

O Sindjorce e a FENAJ manifestam a sua solidariedade aos profissionais dispensados sem justa causa e repudiam essa medida ofensiva aos trabalhadores e aos interesses do público, que fica privado da programação regional. Destacamos que as duas entidades estarão ao lado de todos os trabalhadores e acompanhará rigorosamente a observância dos direitos dos jornalistas demitidos, colocando, desde já, nossa assessoria jurídica à disposição.

Fonte: Sindjorce